Você sabia que a telemedicina está mais presente no seu dia a dia do que você imagina?

0
411

A Telemedicina pode ser definida com práticas médicas realizadas a distância e esse cuidado com a saúde realizado a distância, que utiliza de tecnologias para a troca de informações como plataformas online, podem ser acessadas pelo computador celular ou tablet.

Na realidade, profissionais de saúde estabelecimentos médicos, como hospitais e postos de saúde já utilizam a telemedicina há muito tempo apesar de no Brasil suas regulamentações são frutos “discussão” um bom exemplo de telemedicina é a solução de dúvidas de pacientes por mensagem ou ligações . Um pediatra que responde questionamento dos pais por esses meios, um cirurgião geral que envia orientações médicas do pós-operatório para ajudar no tratamento do paciente estão praticando o serviço médico à distância.

Em 18/03/2020 o Ministério da saúde anunciou um projeto de lei para ser aprovado em caráter de urgência no Congresso Nacional, nesse projeto devido à crise ocasionado pelo coronavírus uso da Telemedicina está autorizado em quaisquer atividades da área da saúde, visando assegurar a população acesso e continuidade do atendimento

É inquestionável que situações de emergência como é o caso da pandemia da COVID-19 práticas a distância ajudam a escalar a assistência, educar sua prevenção e formas de frear a disseminação da epidemia salvar vidas.

Como Jean Berardino, filho primeiro vice-presidente do CFM apontou em um artigo do CRM, a telemedicina já é uma realidade e ela não deve substituir os profissionais de saúde e sim assegurar um acesso de saúde mais simplificado e eficiente para a população.

“A telemedicina é mais uma maneira contemporânea de poder melhorar o acesso para as pessoas à saúde. Ela deve vir para complementar as resoluções das dificuldades que um sistema de saúde tem. O uso da telemedicina só deve ser feito com autorização, com permissão do paciente, é desse paciente sujeito de direitos querer ser atendido por telemedicina .Da mesma forma, o médico, como sujeito de direito, também atendê-lo desta forma.

LEIA TAMBÉM  NFT e o Direito Digital

Há 20 anos, por exemplo as UPA (unidade de pronto atendimento) contam com um serviço de eletrocardiograma à distância, no qual o áudio sai a distância. Esse já é um serviço de telemedicina. Tudo isso acelera processos de otimiza recursos. imagine mandar um determinado paciente que tem uma doença mais grave para um hospital de outros recursos, isso está prejudicando aquele paciente, está atrasando oportunidades para ele.”

Uma das vantagens será a possibilidade de proporcionar a implementação de centros que tenham bastante conhecimento como centros universitários, para que se consigam fazer rede, identificando e discutidos entre equipes médicas, economizando tempo e recursos como transportes necessários por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui