O programa do governo para aquisição da casa própria tem o objetivo de estimular a aquisição de moradia nas populações de renda mais baixa. Mas Por que o Casa verde e Amarela não financia 90% do imóvel?
O que é Casa Verde e Amarela?
O Casa Verde e Amarela é o programa de habitação popular do governo federal que vai substituir o Minha Casa Minha Vida. Seu objetivo é facilitar o acesso da população à moradia, principalmente através de financiamento imobiliário com taxas de juros mais baixas.
Ele também pretende dar subsídios (uma espécie de desconto para os compradores que sai do bolso do governo), obras de reforma e regularização de imóveis sem escritura. A meta é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.
As regras do programa Casa Verde e Amarela buscam atender a famílias com renda mensal de até R$ 7 mil, divididas em três grupos – tanto para moradias urbanas quanto para moradias rurais.
O que é preciso para comprar um imóvel pelo Casa Verde e Amarela?
Para se cadastrar no programa Casa Verde e Amarela e conseguir seu financiamento imobiliário, você pode pedir sua adesão na Caixa Econômica Federal ou nas construtoras – depende da sua intenção de entrar no programa.
É necessário ainda apresentar a seguinte documentação:
- Comprovante de renda (holerite, extratos bancários e outros);
- Documentos de identificação (RG e CPF);
- Comprovação de estado civil (certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamentos para casados e certidão de casamento averbada para divorciados);
- Comprovante de residência atual;
- Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal, caso seja necessário.
Leia também: Como financiar um imóvel? Entenda o passo a passo