Presenças políticas nos dois primeiros dias de Bahia Farm Show

0
507

A 16ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola do norte e nordeste começou no dia 31 de maio. A estrutura foi ampliada e um número muito maior de expositores estão participando desta que é um expoente em termos de inovação para o agronegócio.

 

Neste primeiro dia, a feira recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro. Pela primeira vez um presidente visita a Bahia Farm Show.  Todo um aparato de segurança foi montado e o curso normal da feira modificado em função da presença da visita ilustre. Muitas pessoas se mobilizaram para receberem e verem de perto, é claro, aquele que é considerado um mito. Bolsonaro participou, assim que chegou, de uma “motociata” pelas ruas da cidade, ele mesmo pilotando uma das motos, proporcionando que muitas pessoas o vissem. Em seguida se dirigiu até o parque da feira onde fez um pronunciamento na frente para as pessoas que ali estavam a sua espera. Ao entrar no parque da Bahia Farm Show deu uma volta rápida por alguns estandes, ao lado do presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi.

Presenças políticas nos dois primeiros dias de Bahia Farm Show

“Quero agradecer o convite por parte da organização da feira, em nome do senhor Odacil Ranzi, por esse momento importante para o agronegócio. Dizer a vocês que eu apoio o homem e a mulher do campo. São pessoas que trabalham de domingo a domingo, de sol a sol, para produzir em seu espaço de terra. O nosso agro é fantástico. A todos vocês da Bahia muito obrigado por essa oportunidade”, ressaltou Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro da agricultura, Marcos Montes.

A abertura oficial da feira aconteceu no dia seguinte, 01 de junho, com a presença do governador do Estado, Rui Costa que parabenizou a todos os produtores pelo sucesso de mais uma edição da feira, e aproveitou para assinar várias ordens de serviço como ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água de Luís Eduardo Magalhães, com investimentos da ordem de 24.994.805,00, ordem de serviço para ampliação e melhorias do sistema de esgotamento sanitário 17.015.684,00, autorizou a Seinfra a deflagrar o processo licitatório para pavimentação de 39 Km da rodovia BA 461 no entroncamento entra a rodovia 460 e o distrito de Bela Vista, um investimento de 34 milhões, ampliação e modernização do colégio estadual Maria Otília Lutz, implantação de 10 salas e campo de futebol society, investimento de 3.952.951,00, ampliação com modernização do colégio estadual Constantino Catarino de Souza com implantação de 08 salas, refeitório, vestiário, reforma e cobertura da quadra poliesportiva, investimento 8.176.944,00 e a ordem de serviço para a construção da nova unidade escolar para sediar o colégio estadual Mimoso do Oeste com implantação de 24 salas, laboratório, biblioteca, refeitório, sala multifuncional, bloco administrativo, auditório, quadra poliesportiva, vestiário, arena de lutas e campo de futebol society com pista de atletismo, investimento 24 milhões.

LEIA TAMBÉM  Produtores Rurais Entregam Materiais de Saúde para as Prefeituras do Oeste da Bahia

Já na saúde o governador anunciou que será cedido cerca de R$ 1,6 milhão em equipamentos pra o Hospital Geral de Luís Eduardo Magalhães. Aparelhos de Raio-X e Tomógrafo Computadorizado estão entre esses aparelhos.

Presenças políticas nos dois primeiros dias de Bahia Farm Show

Em seguida, Rui Costa juntamente com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou o Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre os dois estados. O documento formaliza o acordo traçado da fronteira entre as duas unidades da Federação e consolida um acordo anterior firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

Essa assinatura formalizada entre os governadores dos dois estados atendeu a uma solicitação de mais de 30 anos de agricultores que possuem propriedades na área de divisa e que se encontravam em situação de insegurança jurídica, considerando haver outras propostas de demarcação territorial, além da formatada pelo IBGE e que passa a ser a adotada a partir de agora. O acordo, celebrado durante o evento, teve a articulação dos produtores rurais por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade que fez da questão, bandeira de luta. “O palco para a assinatura deste acordo histórico não poderia ser outro que não a Bahia Farm Show, uma feira pensada em apoiar o agricultor, seja com novas tecnologias, conhecimento e em articulações importantes junto às esferas governamentais. Esta celebração marca a retomada da Feira após a pandemia da Covid-19 e traz mais segurança às famílias que produzem nas áreas de fronteira. Nosso agradecimento aos dois governos por entenderem nosso pleito. Certamente agora, os agricultores estarão ainda mais entusiasmados e fortalecidos para fazer negócios durante a Feira”, destacou o presidente da Bahia Farm e da Aiba, Odacil Ranzi.

LEIA TAMBÉM  Com montagem acelerada, AgroFormosa espera público recorde para segunda edição

Presenças políticas nos dois primeiros dias de Bahia Farm Show

Homenagem – Como acontece em todas as edições da Bahia Farm Show, este ano o produtor rural homenageado na abertura do evento foi Ildo João Rambo, titular do Conselho Fiscal da Aiba e defensor das causas da categoria. “Um dia muito feliz para mim, esta homenagem é um reconhecimento pelo meu trabalho junto à associação, só tenho a agradecer ao presidente Odacil Ranzi e a todos os agricultores por este momento”, destacou. A Bahia Farm Show segue até o próximo sábado (4) com a demonstração das principais tecnologias agrícolas com a participação de mais de 360 empresas expositoras, programação de debates e palestras e lançamentos de produtos e serviços voltados para o agronegócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui