Desde tempos remotos, o homem já procurava maneiras de curar doenças e muitas delas eram efetuadas com o auxílio de recursos da própria natureza, assim como a Ventosaterapia, que eram praticadas com os chifres de alguns animais e com os entrenós dos bambus.
Com o avançar da tecnologia, os recursos obviamente foram se desenvolvendo, e hoje temos uma grande utilização de ventosas de acrílico acompanhadas de bombas para sucção do ar produzindo uma pressão negativa e promovendo assim a uma melhor circulação e limpeza do sangue que ocorre pela troca de gases, desde a unidade celular até o sistema circulatório como um todo.
Nas Olimpíadas do Rio 2016, foram observadas as manchas roxas no corpo do grande nadador Michael Phelps onde, depois de muitas especulações, o nadador revelou que as marcas fazem parte de um tratamento alternativo que ele realiza, chamado de Ventosaterapia.
É notório que nos dias de hoje, a Ventosaterapia é executada de forma adequada, que atuando de forma individualizada ou associada com outras terapias, pode beneficiar e acelerar o processo curativo natural do corpo do paciente.
A Ventosaterapia segundo a Medicina Tradicional Chinesa MTC, significa limpar o sangue das toxinas acumulada no organismo. O sangue estagnado, escuro nos músculos ou em articulações é considerado pela MTC, como um dos causadores das doenças.
A Ventosaterapia é indicada para o alívio de dores musculares, melhorar a circulação sanguínea, lombalgia, cervicalgia, dor abdominal, hipertensão arterial, e muitas outras patologias. Ela pode ser aplicada de forma pontual, deslizante ou até mesmo sendo usada para fazer sangria.
A Ventosaterapia pode ser utilizada individualmente ou associada a outras terapias intensificado os resultados:
Dry Needling/Agulhamento à seco;
liberação Miofascial;
Masssagem Terapêutica.
Benefícios da Ventosaterapia
✔ Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilhos;
✔ Fortalecer os vasos sanguíneos;
✔ Aumentar a produção do líquido sinovial dentro das articulações;
✔ Relaxar e acalmar o corpo e a mente.