A Lagarta não tira férias

0
743

A natureza é sábia, tem os seus caprichos. Estas são palavras repetidas muitas vezes por quem trabalha no campo, na lida. E para quem planta culturas como soja, milho ou semelhante, logo aprendem que é uma atividade que necessita de atenção 24 horas, do plantio até a colheita. E mesmo depois, quando aquela planta já foi para o processamento, há os cuidados com a terra para que ela retome o vigor e possa continuar produzindo os alimentos.

Mesmo que o agricultor exerça esta atividade com amor, alegria tem vezes que a produção “tira o couro da gente”, como dizem alguns. E porque? Porque a lagarta não tira férias. E nem se preocupa se o preço do grão sobe ou desce se tem guerra em algum lugar deste planeta. Ela simplesmente está ali, para cumprir seu ciclo de vida. Comer as folhas, se reproduzir e seguir sua vida. Mas se a lagarta e os outros bixos e insetos não tiram férias, como que o produtor vai fazer para ter algum descanso, se nem em feriado ou fim de semana esta danada fica quieta?

Produtor só pára se tiver alguém prá “pegar o turno” dele. Do contrário, tem que ficar na volta da lavoura, visitando, vistoriando, dando os tratos culturais necessários. Então, o movimento que muitas lideranças fizeram de tentar ultra valorizar o setor, dizendo o Agro não pára, principalmente durante a pandemia, para quem convive com o setor, isto não foi um “ato heróico do produtor”. Foi a simples necessidade de manter o seu negócio funcionando, do mesmo modo como acontece 365 dias, todos os anos. E se não é com a planta, é com os animais, as pastagens, a produção de alimentos para a própria família ou a criação que ele mantém para a sua subsistência.

LEIA TAMBÉM  A Rússia, a Ucrânia e o Agro

Na produção dentro da porteira, assim como a lagarta, não há folga. Difícil ver o produtor rural tirar férias, ter domingos para ficar só com a família. Isto é de ser valorizado? Sim, é, porque é dos seus campos que sai o alimento para a população. Mas não precisa criar uma campanha, uma imagem de super herói, porque assim como o produtor, muitas outras profissões têm muito pouco tempo de folga, para descanso. Se começasse a citar, faria uma lista bem grande.

No sistema de produção, todos têm o seu valor. Cada elo é importante para que o resultado seja uma vida de qualidade. E aí, vale a provocação. Como fazer para que este produtor também tenha direito a uma vida de qualidade. Morar no campo pode ser bom, por lazer. Mas trabalhar no campo, é duro, difícil, estressa. E tem como ser diferente?

Só se a lagarta tirasse férias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui