O cenário econômico do Brasil surpreendeu, positivamente, na primeira metade do ano. Mas e agora, O que esperar do mercado imobiliário no segundo semestre?
Nós temos alguns segmentos aqui que eu quero abordar:
Programa Casa Verde e Amarela
No programa Casa Verde e Amarela, a demanda é altíssima. Não para nunca, porque possui crédito fornecido pela Caixa Econômica, o único banco que lida com os recursos do FGTS para esse programa, sendo gigantesco.
Com a oferta de crédito facilitada, o consumidor consegue concretizar o seu sonho der comprar sua primeira casa própria.
Preço dos Terrenos
O único grande impeditivo para o crescimento do Programa Casa Verde e Amarela é o preço do terreno.
Em cidades onde a especulação dos imóveis está muito alta, o custo do terreno pode impactar negativamente na construção de novas casas e apartamentos nesse modelo, aumentando, principalmente, o valor da entrada.
Médio e Alto Padrão
Esse é um tipo diferente de produto e de comprador. O público para médio e alto padrão sabe o que quer, sabe o que precisa, entende o que é a taxa SELIC, sabe como funcionam os juros.
É um comprador que analisa todos os pontos que possam influenciar na compra do seu imóvel e isso requer um corretor especializado, que saiba quebrar suas objeções e apresentar soluções para o cliente.
Confira no vídeo da semana uma breve análise das tendências para o Mercado Imobiliário no Segundo Semestre deste ano.