Saúde Mental e Emocional: são a mesma coisa?

0
389

Uma pesquisa do instituto Ipsos revelou que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou em 2020.  O bem-estar mental é a soma da saúde mental e emocional. Por isso, o cuidado mútuo com nossa mente e as nossas emoções deve ser prioridade. As pessoas estão, cada vez mais, tendo essa consciência, mas para se alcançar um equilíbrio, é importante compreender as diferenças entre a saúde mental e emocional. Apesar de parecerem semelhantes, são duas condições que possuem características especificas.

A saúde emocional está relacionada a autoestima, ou seja, a percepção que a pessoa possui de si mesma, e, também, a maneira como se relaciona com o mundo e com o outro. Já a saúde mental está relacionada a maneira como controlamos as nossas emoções, a capacidade de reconhecimento dos limites e, ainda, as questões químicas cerebrais. Um bom exemplo é: a depressão e a ansiedade estão ligadas à saúde mental, enquanto a síndrome do burnout está ligada à saúde emocional.

O indivíduo com saúde mental em equilíbrio aceita de forma mais natural as dificuldades, e lida mais facilmente com as emoções, sejam elas boas ou ruins. Uma característica de quem goza de saúde mental é a capacidade de reconhecer seus próprios limites e saber quando precisa de ajuda. Já a pessoa que goza de saúde emocional tem uma percepção positiva de si mesma, mantém o entusiasmo com a vida, e se relaciona bem com outras pessoas. Essa é uma característica importante: quando a saúde emocional não está em equilíbrio, as relações com o outro ficam abaladas.

Geralmente, a saúde emocional é mais fácil de ser percebida, uma vez que impacta na forma como a pessoa se relaciona com o outro. Já a saúde mental envolve também questões químicas cerebrais, o que dificulta identificar quando o indivíduo está passando por algum desequilíbrio.

LEIA TAMBÉM  Como lidar com o TOD ?

É possível buscar ter saúde mental e emocional? Sim, algumas pequenas mudanças no dia a dia possibilitam que você chegue a um equilíbrio. Tire um tempo para você, cuide do seu corpo, mantenha boas relações e, acima de tudo, procure ajuda caso perceba que algo não está bem. A terapia é o melhor caminho para quem busca a saúde mental e emocional, tanto para se curar quanto para se manter em equilíbrio.

Fonte Efetiva Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui