Saúde ocular na infância: qual a idade ideal para levar seu filho ao oftalmologista?

0
146

O início do ano, marcado pela chegada do verão e das férias escolares, costuma causar bastante preocupação aos pais que têm os filhos em casa em tempo integral entretidos com atividades dentro e fora de casa. Nessa época muitos adultos aproveitam para realizar check-ups de saúde em seus filhos para enfrentar o ano que tem pela frente. Mas muitas vezes o bem-estar visual é esquecido pelos pais.

O acompanhamento oftalmológico deve ser realizado desde o nascimento do bebê. “Nas primeiras horas de vida, o recém-nascido deve ser submetido ao Teste do Olhinho que avalia o reflexo da luz do fundo do olho e pode apontar algumas doenças como catarata e câncer. Até os 2 anos as consultas devem ser realizadas a cada 6 meses, que é a fase em que os olhos têm um melhor desenvolvimento. Após esse período as visitas ao oftalmologista devem ser anuais”, afirma Marcelo Juliani, médico oftalmologista da Clínica São Camilo em Luís Eduardo Magalhães/BA, especialista em ……

Uma das disfunções mais comuns no mundo, a miopia, que se caracteriza pela dificuldade na focalização das imagens a longa distância, tem crescido a cada ano principalmente entre crianças e jovens, pelo uso desenfreado de aparelhos eletrônicos, conforme apontam diferentes estudos. Em uma pesquisa pulicada pela revista científica The Lancet, em 2021, o contato com telas durante o período de pandemia fez com que a miopia progredisse cerca de 40% entre jovens de 5 a 18 anos.

O jornal Ophthalmology, publicou recentemente um levantamento, que também indica que crianças com miopia possuem maior tendência a doenças como ansiedade e depressão se comparadas àquelas que não possuem problemas de visão. “É comum que a criança, mesmo que apresente alguma disfunção visual, não perceba sozinha a necessidade de ir ao médico. Por isso é imprescindível que os pais fiquem atentos a atitudes que indiquem algum problema ou dificuldade, como aproximação demasiada de objetos ao rosto, ou franzir a testa para enxergar alguma coisa com média ou longa distância”, ressalta Marcelo.

LEIA TAMBÉM  Saúde das pernas: entenda a importância da hidratação das pernas

Outra questão importante é ficar atento ao comportamento e queixas dos filhos, independente da idade pois “os sintomas mais comuns de que algo pode estar errado com o sistema ocular dos pequenos são: lacrimejamento em excesso, presença de secreções anormais nos olhos, vermelhidão, coceira, inflamação, dores de cabeça constantes, alta sensibilidade à luz, entre outros”, complementa Juliani

 

 

 

 

Escolhendo as lentes certas para crianças

Para os casos em que a disfunção visual dos jovens pacientes possa ser solucionada a partir da prescrição de um óculos de grau, é importante escolher lentes que irão proporcionar a correção adequada, a proteção necessária e que sejam resistentes ao dia a dia infantil. “Optar por materiais mais resistentes e leves vão garantir uma vida útil maior aos óculos e proporcionar mais tranquilidade aos pais.

As crianças sem histórico de doenças visuais também não devem ser ignoradas pelos responsáveis, já que fatores externos, como a radiação UV emitida pelo sol, podem causar sérios danos para a saúde dos olhos, como catarata, fotoconjuntivite, fotoqueratite e degeneração macular. “Desta forma, a melhor maneira de proteger a visão dos efeitos nocivos da luz solar é por meio do uso de óculos com filtros UV, que impedem que os raios ultravioleta atinjam os olhos”, complementa Marcelo  

Atualmente, é possível encontrar diferentes opções de óculos bloqueadores no varejo óptico. “A saúde ocular não pode ser deixada de lado, sobretudo para as crianças, que por conta da idade e do pouco desenvolvimento do corpo, correm ainda mais riscos de sofrerem danos visuais. Por isso, é importante que o consumidor exija os tratamentos para lentes de marcas confiáveis e de boa procedência”, finaliza Marcelo

LEIA TAMBÉM  Novembro Azul: PROMATI dá início às atividades no município

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui