O Reiki é uma técnica da medicina oriental que promove a cura por meio da imposição de mãos. O terapeuta reikiano serve como um canal entre a energia vital universal e o paciente, não sendo possível interferir na energia, ou seja, é impossível alguém transferir “energia ruim”, tampouco ser afetado pela energia do outro.
Para explicar como essa terapia funciona, é preciso falar dos chakras, pontos de energia presentes em nosso organismo. Ao todo são sete chakras localizados na região do assoalho pélvico, seguindo verticalmente até a cabeça. A energia do Reiki atua nesses pontos promovendo equilíbrio da energia circulante do corpo que resulta em sensação de bem estar e relaxamento.
O Reiki é uma prática alternativa e integrativa no cuidado à saúde, sendo uma aliada à outras vertentes do cuidado, e não uma alternativa única. Foi realizado um estudo na Espanha, na Universidade de Granada, com indivíduos hipertensos que atenuaram o quadro com sessões regulares da terapia.
O Reiki foi incorporado em 2017, pelo Ministério da Saúde, à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, sendo altamente recomendado como terapia complementar aos mais diversos tipos de agravos. Não há contraindicação do uso do Reiki, podendo ser utilizado em adultos, crianças, idosos e até nos animais.
Princípios do Reiki que podem ser aplicados por todos:
- Só por hoje, não me preocupo.
- Só por hoje, não me irrito e nem critico.
- Só por hoje, sou grato.
- Só por hoje, sou honesto.
- Só por hoje, sou gentil com todos os seres vivos.