A era das redes sociais e a publicidade médica

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A influência das mídias digitais na interação social tem se popularizado, isso não é novidade, principalmente no quadro pandêmico, em que todos tiveram que se reinventar na maneira de se comunicar, se relacionar e vender seus produtos e serviços. As redes sociais cada vez mais vêm ocupando o mercado de trabalho também na área da saúde, que deve ter como finalidade a divulgação sóbria do trabalho e conteúdo informativo que, apesar de ser claro quanto a seus limites, é muito comum ver práticas não autorizadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O texto tem como foco principal, orientar os médicos quanto a publicação de fotos de antes e depois dos procedimentos, visto que a divulgação de resultados pode criar uma expectativa de que tudo vai acontecer igualmente ao paciente. Porém cada paciente pode responder de forma diferente a cada procedimento, sendo que este não pode ter nenhum tipo de dúvida antes de se submeter ao procedimento, isso tem que ficar registrado e muito bem esclarecido, conforme previsão do Código de Ética Médica. Feito este que se dá através do termo de consentimento individualizado para cada procedimento, de preferência assinado pelo médico e pelo paciente.

Juridicamente quem determina o que pode ou não ser feito é o CFM através da resolução n°1.974, art. 3°, g, que apresenta a seguinte redação: “Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo, ressalvado o disposto no art. 10 desta resolução, que diz respeito aos trabalhos científicos, devendo o médico ter autorização do paciente, ou utilizá-las para seu controle interno e restrito.

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As redes sociais como Facebook e Instagram podem ser utilizadas, desde que ele atue como criador de conteúdo e curador de notícias, com o objetivo de informar a população. Se posicionar profissionalmente nas redes sociais tem se tornado uma forma efetiva de publicidade, primando por anúncios de maneira sóbria, sem conotações sensacionalistas, sempre utilizando de fatos cientificamente comprovados, afinal a ciência é o que respalda toda a atuação na área da saúde.

De forma resumida, o médico deve preservar sempre, o decoro da profissão.

A era das redes sociais e a publicidade médica

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