Dentro do processo de envelhecimento, um dos aspectos que fica mais evidente são as alterações da comunicação, o que pode levar o idoso a uma vida isolada e pouco ativa, algo que o impulsiona rumo à deterioração das condições psíquicas e físicas devido à solidão, ansiedade e baixa alto estima; tudo decorrente da incapacidade ou dificuldade de se comunicar.
A explicação para muitos distúrbios da voz e da fala encontra-se na desarmonia do sistema neurológico, físico, psicológico e social. A gagueira, a rouquidão, os vícios de pronúncia, os tremores na voz, a rigidez na articulação, a mudança de altura e do tom, alterações na deglutição e etc, podem ser resultados de um mal funcionamento de um ou de vários dos conjuntos dos sistemas mencionados.
A presbiacusia caracteriza-se como um problema auditivo geralmente decorrente da idade. Com o passar do tempo o sistema auditivo perde algumas células ciliadas responsáveis pela audição. Desta forma, torna-se importante o idoso consultar o fonoaudiólogo para avaliar tal condição por meio de avaliação e exames específicos.