A grife número um dos fashionistas e célebres do momento está sendo o assunto nas timelines e nos sites mais badalados quando o assunto se refere às polêmicas relacionadas a moda e estilo.
A Balenciaga, grife fundada desde 1917, mas que desde 2001 pertence ao grupo Gucci, traz controvérsias nos seus produtos e looks quando relacionados aos pensamentos , gostos, crenças e ditos de especialistas e fashionistas que por sua vez acreditam em uma “rebeldia da marca”.
As bolsas em estilo sacos de lixo e os tênis destruídos, foram os mais recentes lançamentos dessa grife que garante hoje um faturamento milionário na venda de seus produtos tanto no mercado digital quanto nas lojas físicas posicionadas nos endereços mais badalados do mundo.
Em visita recentemente à Paris eu tive a oportunidade de conhecer um desses endereços que ostentam um preço surreal em produtos inexplicáveis com gostos as vezes duvidosos. aparentemente. Um boné que custa por volta de R$5mil e itens que chegam a custar o preço de um carro de luxo aqui no Brasil estão expostos pra quem pode e quer garantir um look da marca.
Mas quem poderia usar esses produtos tão exclusivos e tão cheios de informações subversivas? Com certeza essa grife vai ao gosto do perfil despretensioso e endinheirado e com certeza caí no gosto de quem está na contramão do estilo “arrumado e limpo” . O que está na moda agora é mostrar que não se segue moda e que a individualidade e o perfil de cada um está impresso no look.
A robotização em massa com regras está ladeira abaixo. O mundo grita por individualidade e liberdade de expressão e essas grifes topíssimas estão nessa pegada conceitual do usado, do estonado, do destroyer e até mesmo do reciclável. O mundo da moda quer ser mais voltado pro “ser”. Não estou falando de falta de consumo, pelo contrário, de consumir um produto que atenda o seu real perfil e sua individualidade nem que pra isso seja visto como um revolucionário nesse tempo em que a moda já imprime uma liberdade pós pandemia.
Nem estou dizendo que todas as marcas e pessoas entrarão nesse universo, pelo contrário. É apenas uma fatia nova de um público tão misto que entra nesse cenário. São produtos com um novo olhar repaginado que estará presente em grifes engessadas ou até mesmo uma ousada harmonização em uma produção no dia a dia de uma pessoa antes comum. Mas o comportamento de moda com certeza está mudando em diferentes escalas e em todas as áreas.
A Balenciaga foi citada, porém ela com certeza não é a única. O que devemos aprender com tudo isso?
A resposta está simplesmente em garantir a nossa integridade de persona e de aprender a ousar. Com a vida tão curta e passageira a ideia é de praticar a experimentação na moda.
Comece devagar, incorpore uma nova cor no seu dia a dia. Acrescente um acessório e ouse até mesmo a mudar o visual do seu cabelo ou a trocar as cores de sua maquiagem. O grito tão conceitual impresso nessas marcas polêmicas servem pra sacudir e tirar um público do previsível.
Pra resumir tudo isso , o que está na moda é o que nunca sai de moda é a constante evolução da reflexão sobre nós mesmos e tudo o que podemos melhorar e potencializar em nossas belezas a cada dia. Pense nisso, e evolua na sua moda por você!!!! Bora viver!!!