Abapa Doa 6 mil Toalhas de Algodão e Equipamentos para Combate ao Coronavírus na Bahia

em Agronegócio
14 de abril de 2020
Abapa Doa 6 mil Toalhas de Algodão e Equipamentos para Combate ao Coronavírus na Bahia

Os produtores rurais da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), estão doando 6 mil toalhas de algodão para serem distribuídas pelo Governo do Estado às unidades de saúde da Bahia, para o enfrentamento ao coronavírus. As toalhas já começaram a ser distribuídas. Além disso, a Abapa está investindo R$ 370 mil na aquisição de equipamentos e insumos para possibilitar que testes para diagnóstico do Covid-19 sejam realizados no laboratório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras.

Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a doação reforça o compromisso dos produtores do Oeste baiano. “É uma ajuda oportuna, que vem reforçar o trabalho que o Governo da Bahia vem fazendo para conter a pandemia. Aproveito para chamar a atenção da população: além das ações do Estado, da ajuda da iniciativa privada, cada pessoa precisa fazer a sua parte, ficando em casa e adotando as medidas de segurança. Juntos vamos vencer o coronavírus”, diz.

“Esta é uma ação de extrema importância que fortalece o combate ao novo coronavírus na Bahia, melhorando o atendimento aos pacientes nos hospitais e unidades de saúde e potencializando a realização de testes para diagnóstico do Covid-19 em toda a região Oeste. Então, agradecemos a todos os produtores rurais da Abapa por esta valiosa contribuição”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Com o aporte de recursos, poderão ser processados um total de até 3 mil testes que vão apoiar, emergencialmente, as secretarias de saúde na agilização dos diagnósticos dos casos suspeitos de Covid-19, garantindo o aperfeiçoamento de estratégias para reduzir a disseminação do vírus na região Oeste.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, estas são ações que demonstram o quanto os produtores rurais estão preocupados e querem contribuir durante a fase da pandemia do novo coronavírus: “Este é o momento de dificuldade nunca visto, que trará impactos sociais e econômicos. Independente de tudo, é importante que estejamos todos juntos e unidos para vencer este vírus. Os produtores, como sempre, quando são chamados pela sociedade, estão  prontos para contribuir. Neste momento, não seria diferente”.

LEIA TAMBÉM  Povos das Águas: Comunidades Tradicionais Costeiras Unem-se para Preservar o Meio Ambiente e Gerar Renda

Busato também destaca que os produtores rurais, por meio Abapa, vêm destinando um total de R$ 500 mil em compras de insumos e equipamentos de proteção individual básicos para que os profissionais de saúde possam atender os pacientes durante a fase da epidemia do novo coronavírus. “As doações foram realizadas diretamente para as secretarias de saúde dos municípios ligados à atividade agrícola no Oeste da Bahia, a exemplo de Baianópolis, Barreiras, Correntina, Cocos, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério e Wanderley. Foram doados materiais como máscaras e luvas descartáveis, óculos de proteção, álcool gel, toalhas e lençóis descartáveis, dentre outros, beneficiando toda a população local”, diz o presidente da Abapa.

Texto: Ascom Abapa

/ Published posts: 2687

Somos um editorial online com notícias e informações de Luís Eduardo Magalhães e Região. Tudo que acontece no Oeste Baiano, você encontra aqui.

Facebook
Instagram