Abapa e Sesi levam educação a trabalhadores de fazendas da Bahia

0
98

Com aula inaugural realizada na última quinta-feira, 21, no distrito de Rosário, em Correntina, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) deu início a mais uma etapa do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento marcou a entrada de 52 novos alunos no programa realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi),  e que está levando educação para cinco fazendas associadas, oferecendo cursos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para seus colaboradores. O modelo de ensino adotado contempla 80% das aulas de forma online, através de uma plataforma de ensino, e 20% presencial, com encontros quinzenais.

Para a coordenadora do programa Conhecendo o Agro, Karina Limana, a formação escolar é fundamental para a qualificação e oferta de mão de obra na região. “O curso agrega no crescimento profissional dos alunos, muitos deles não concluíram o ensino médio e a região precisa de mão de obra qualificada”, afirmou.

Um dos alunos, Delmiro Alencar, que exerce a função de supervisor de irrigação na Fazenda Ceolin, expressou sua gratidão pela oportunidade de retornar aos estudos. “Não tive oportunidade de estudar, meus pais eram da ‘moda’ antiga e não deram incentivo nos estudos. Se eu posso trabalhar e estudar, o que eu conseguir aprender será muito gratificante, vai ajudar muito na vida pessoal e principalmente na profissional”, comemorou Delmiro.

Joaquim de Santana, mecânico na Fazenda Panorama, também compartilhou sua felicidade e expectativas com o início do curso. “Iniciamos o ano letivo no EJA e tivemos uma tarde proveitosa com professoras competentes e atenciosas. A minha alegria em poder sentar novamente em uma carteira escolar foi ímpar, vi no rosto dos colegas a mesma expressão”, disse Joaquim. “Apesar da minha idade, acredito que o conhecimento e o saber elevam o indivíduo a outro patamar. Voltar a estudar vai ser fundamental para o aprimoramento e crescimento profissional e pessoal. Meus sinceros agradecimentos a todos”, concluiu.

LEIA TAMBÉM  Algodão: o pequeno notável

Ascom Abapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui