Com a chegada do frio, nada melhor que incluir no cardápio uma das estrelas da estação: os fondues. É um prato elegante e romântico, mas bem fácil de preparar.
O fondue é uma comida que vem da Suíça francesa e o nome quer dizer fundido, derretido. Então o fondue pode ser queijo ou chocolate derretido onde se mergulha pão e frutas.
Ele começou na Idade Média, nos Alpes da Suíça em razão de uma grande e inesperada produção de queijos. Então os produtores pensaram em derreter o excesso de queijos e acrescentar no cozimento álcool, vinho ou aguardente. Além desse procedimento a massa ficaria endurecida por causa frio e não estragaria. No momento de usar novamente uma pessoa teve a ideia de mergulhar um pedaço de pão e então surgiu o fondue.
Este prato ficou famoso em âmbito internacional na década de 50, através do chefe Conrad Egli de Nova Iorque que apresentou este prato no restaurante onde trabalhava. Então criou o fondue de chocolate. Porém ficou mais conhecido ainda nos anos 60. Nesta época foram comercializados pratos semiprontos além dos acessórios como a panela de cerâmica, os potinhos e os garfos especiais para comer fondue.
Com o tempo ele foi adquirindo novos sabores com chocolate, frutas e carne. Também é indicado usar para mergulhar no queijo, pão, batata, peixe e legumes. No inverno é acompanhado de um bom vinho. Para o fondue com queijo o ideal é o vinho branco ou tinto, com o de chocolate é aconselhável os mais doces e com camarão os vinhos brancos amadeirados são mais indicados.
Para saborear, sobre a mesa é usado um fogareiro ou rechaud, que existem de vários formatos e materiais. Geralmente usa-se álcool, mas também é usado vela, gás ou energia elétrica. O tempo que o fogareiro fica acesso pode durar até uma hora. Também encontramos alguns modelos que são elétricos.
Como essa é uma ótima pedida para os dias com temperaturas mais amenas, testar uma receita no inverno pode ser uma boa escolha para deixar seu dia mais quentinho e saboroso. Então, que tal conhecer algumas receitas e depois reunir a família para saborear essa delícia?
Fondue de queijo
Ingredientes:
750g de queijo gruyère ou metade gruyére e a outra metade, emmental ou estepe, ralado grosso, sem casca
250ml ou 1 xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de maisena
2 dentes de alho descascados
2 colheres de sopa de kirsch (opcional)
pimenta do reino e noz moscada a gosto
Divida um dente de alho ao meio e raspe as metades no fundo da panela. Deixe o outro dente inteiro, ele será usado dessa forma.
Dilua a maisena no vinho e leve para ferver com um dente de alho, mexendo com um batedor de arame. Assim que ferver, continue mexendo por 1 minuto. Reduza para fogo baixo e vá acrescentando o queijo aos poucos, mexendo até o queijo derreter e virar uma mistura homogênea. Não pode parar de mexer, senão corre o risco do queijo se separar do vinho. Adicione kirsch, pimenta do reino e noz moscada, misture até incorporar e desligue o fogo. “Pesque” o dente de alho e sirva em seguida, mantendo a panela aquecida pelo rechaud de fondue. Sirva o fundue de queijo com os acompanhamentos de sua preferência. Veja as sugestões a seguir.
Acompanhamentos:
1 pão italiano grande picado
16 batatas bolinha picadas
8 pepinos em conversa picadinhos
geléia de sua preferência: usei de framboesa e de pimenta
Cozinhe as batatas inteiras em água fervente salgada por cerca de 15 minutos ou até estarem cozidas. Não cozinhe em excesso para que elas não se desfaçam na panela de fondue. Escorra e pique-as em duas ou quatro partes. Enquanto elas cozinham, pique o pão, os pepinos e rale o queijo do fondue.
Opções de acompanhamentos light são: brócolis, couve flor e outros legumes de sua preferência, cozidos al dente e picados em tamanho individual.
Fondue de carne ao vinho
Ingredientes:
1 cebola cortada ao meio
1 garrafa de vinho tinto seco
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de carne
500 g de filet mignon em cubos
Corte as carnes em cubos e reserve. Coloque o vinho, a cebola, os dentes de alho amassados e o caldo knorr para esquentar. Quando começar a ferver, transfira a mistura para o rechaud. Cozinhe a a carne no vinho e, em seguida, misture a carne com o molho que desejar. Sirva-se com torradas de alho.
Abaixo, receitas de dois molhos para acompanhar o fondue de carne
molho rosê
100g ketchup
10g açúcar
150g maionese
½ dose conhaque
Misture tudo até formar uma pasta homogênea, não esquentar.
Molho de Queijo
½ col sopa de maisena
400g creme de leite fresco
½ col sopa vinagre
½ cálice de vinho branco
100 g queijo fundido
Derreta o queijo em panela anti-aderente e junte o creme de leite. Mexa bem e junte o vinho branco, o vinagre e a maizena. Deixe ferver e mexa até encorpar.
Fondue de Chocolate
Ingredientes:
500g de chocolate ao leite ou blend (20% amargo/ 80% ao leite) picado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de licor de cereja (ou conhaque)
Frutas frescas a gosto, cortadas em cubos
Derreta o chocolate em banho maria e com o chocolate ainda quente misture o creme de leite e mexa. Vá acrescentando o licor (ou conhaque) aos poucos até ficar homogêneo. Passe a mistura para um rechaud com a chama mínima acesa e sirva com as frutas da sua preferência.
Dica esperta: Se puder use um rechaud de porcelana para o fondue de chocolate, ou use o tradicional mas com a chama mínima acesa pois o fogo forte pode queimar o chocolate e prejudicar o sabor.
Banana, kiwi e abacaxi também são frutas que combinam bem com fondue de chocolate
Enfim seja doce ou salgado o fondue continua sendo um bom motivo para confraternizar com familiares no frio do inverno.