Acne solar: conheça as causas, tratamento e forma de prevenção

0
430

Uma das condições de pele mais comuns do verão é o aparecimento da acne solar: situação que pode acontecer até em pessoas com peles que nunca tiveram cravos ou espinhas. Isso ocorre em função de alguns gatilhos e, como veremos a seguir, o sol é um deles.

Principais causas e surgimento

A acne solar é uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol. O sol e o calor estimulam ainda mais a produção das glândulas sebáceas, que pioram uma inflamação e aumentam a intensidade e a frequência de manchas. Com a chegada do verão, o aumento das temperaturas e uma exposição solar muito maior pode ocasionar o quadro de acne solar. De acordo com SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a sudorese (liberação excessiva de suor) e uso de filtro solar comedogênico (que obstrui os poros) podem também ser causadores da condição.

Tratamento

O tratamento da acne solar é semelhante ao tratamento convencional de um quadro de acne: é recomendada a limpeza, tratamento e hidratação da pele, protegendo-a com produtos que ajudem no controle da oleosidade – a recomendação é que sejam não comedogênicos – como tônicos e ativos como o ácido salicílico, que ajuda a desobstruir e eliminar cravos e espinhas.

Ao incluir ácidos na rotina de skincare, especialmente em estações ensolaradas, o protetor solar se faz ainda mais indispensável para prevenir o aparecimento de manchas. Também é recomendado o uso de chapéus para proteger a face.

É importante ressaltar que todo e qualquer tratamento dermatológico deve ser recomendado por um profissional, uma vez que cada tipo de pele tem suas particularidades e diagnósticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui