Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

0
622

Manter a proximidade e o diálogo com órgãos do Governo Federal, entidades e parlamentares, com o intuito de atrair investimentos para a continuidade do desenvolvimento do setor agrícola no Oeste Baiano. Estes foram os principais objetivos alcançados durante a viagem de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) à Brasília, entre os dias (05) e (07). A comitiva liderada pelo presidente Odacil Ranzi, também foi integrada pelo vice-presidente Moisés Schmidt, o diretor financeiro Hélio Hopp e o diretor executivo Alan Malinski.

“O produtor tem feito um trabalho fantástico na região, desenvolvendo a agricultura sustentável dos pontos de vista social, econômico e ambiental. Por outro lado, aquilo que é da responsabilidade dos governos, nós, no papel de dirigentes agrícolas, temos ido atrás”, disse o presidente da Aiba, Odacil Ranzi. “Nessa visita levamos nossas demandas, buscamos projetos inovadores e fizemos o networking do agro com os postos de comando do Governo federal. Por isso, a programação foi bem produtiva”, definiu.

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

O grupo foi recebido pelo deputado federal Cacá Leão (PP-BA), para uma conversa sobre o fomento da agricultura regional. Em seguida, ao lado do deputado federal Carlos Tito (Avante-BA), os dirigentes da Aiba participaram de um encontro com o vice-presidente da república, General Hamilton Mourão, com quem abordaram assuntos relevantes para o Oeste da Bahia, a exemplo da infraestrutura e o desenvolvimento econômico. Os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, ambos do PSD da Bahia, também receberam a comitiva oestina.

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Foram visitados, também, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro, conversaram com o secretário executivo, Sérgio Freitas de Almeida, sobre projetos desenvolvidos pela pasta para a inserção de novas tecnologias no setor agrícola. Na segunda visita, no Mapa, encontraram o ministro Marcos Montes, com quem visitaram a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

LEIA TAMBÉM  Em 2023, Brasil abre 37 novos mercados para produtos agropecuários

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Outros dois compromissos importantes foram cumpridos no Mapa: uma reunião com Guilherme Bastos, responsável pela Secretaria de Políticas Agrícolas (SPA). Na pauta, a impenhorabilidade de propriedades rurais com área inferior a quatro módulos fiscais. Ainda no Ministério da Agricultura, encontraram Waldeck Araújo Júnior, responsável pela área de cadeias produtivas de cacau, e o diretor da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI), Cléber Oliveira Soares, com o qual trataram de assuntos relacionados à irrigação do Oeste Baiano.

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal               Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Uma visita de cortesia foi feita à sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde os membros da diretoria trataram com o diretor-presidente, Marcelo Moreira, e o assessor, José Vivaldo Mendonça, dos projetos da Codevasf que estão sendo conduzidos na região Oeste da Bahia. Já no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estiveram com o diretor geral, general Antônio Leite dos Santos Filho e o presidente do Rotary Club da Bahia, Marcos Euzébio, onde entregaram uma nota técnica solicitando, o mais breve possível, a reestruturação e a conclusão do trecho da BR 020 que liga o estado da Bahia ao Piauí.

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Houve, ainda, visitas à Oleoplan, para tratar da parceria entre a companhia e o Prodeagro, que poderá trazer mais recursos para a infraestrutura agrícola do Oeste Baiano, e à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo diretor executivo da Aiba, Alan Malinski, que abordou os problemas de armazenamento de grãos que significam um gargalo para a agricultura da região. Os representantes da Aiba ainda encontraram o ex-ministro João Roma e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins.

Aiba apresenta demandas do setor agrícola ao Governo Federal

Todos os responsáveis pelos órgãos e parlamentares visitados foram convidados para a 16ª Bahia Farm Show, que será realizada entre 31 de maio a 04 de junho de 2022, em Luís Eduardo Magalhães-Bahia.

LEIA TAMBÉM  Banco Agro inaugura sua sede em Luís Eduardo Magalhães

Fonte Ascom Aiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui