Acredito que muitos já ouviram a importância de buscar o autoconhecimento, mas afinal, o que isso significa. Quero que você pense no funcionamento de uma planta.
Imagine que você ganhou uma semente. Ao comprar te disseram que dela nasceria bons frutos, então você plantou, mas para que ela se desenvolvesse, ela precisaria seguir uma ordem para chegar ao esperado.
A ordem é a seguinte, ela precisa ser cuidada, vista e protegida. Conforme ela começar a se desenvolver, você verifica que ela não é uma planta frutífera, mas também não consegue, identificar qual planta ela é, e agora? Qual a ordem? Como cuidar? O único jeito de permitir que ela continue a se desenvolver da melhor forma, é importante entender como ela funciona. Muita água ou pouca? Muita luz ou pouca? Frio ou calor? Você vai precisar descobrir observando e sentindo, e a atenção que você dedicar a ela, te fará perceber qual é a ORDEM.
Mas a outra coisa interessante nesse processo que você vai notar, conforme ela for se desenvolvendo, suas necessidades podem mudar. Se as folhas começarem a ficar mais amareladas pode indicar que a quantidade de água que você estava habituado colocar, já precisa ser menor. Isso é sinal de que a ordem pode ser modificada e que existe um movimento.
Com o autoconhecimento é da mesma forma, é necessário você se enxergar, se escutar e o principal você se questionar sempre que possível, isso irá levar você a uma tomada de autoconsciência importantíssima. A compreensão de que algo ou alguém não é estático, mostra a existência da transformação. Porque nós seres humanos somos da mesma forma, precisamos nos conhecer para compreender qual a nossa ordem, qual as nossas necessidades, o que nosso corpo-mente-espirito precisa? O que te mantem em movimento? Lógico que respeitando seu próprio movimento, mas se você desistir no começo quando identificar que aquela semente não era da planta frutífera que você tanto queria, ela não terá a chance de se desenvolver e mostrar o seu melhor, para isso você precisa abrir mão da rigidez, caso contrário ela não resistiria.