Bahia ocupa lugar de destaque na geração de energia renovável

0
113
Complexo Eólico Aroeira, no município de Umburanas, no norte da Bahia | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O estado da Bahia foi um dos destaques em um dos principais eventos do setor de geração de energia. O governador Jerônimo Rodrigues foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções.

Diante da plateia de executivos, lideranças empresariais e especialistas do mercado, o desempenho expressivo da Bahia e o potencial que o estado possui para ampliação da geração de energias limpas foram destacados pelo governador.

Jerônimo abordou o papel social e econômico que os empreendimentos de geração de energia possuem e ressaltou números que expressam a capacidade do estado no setor. “Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo.”, destacou.

Neste mês foi inaugurado mais um empreendimento para geração de energia no estado. O novo Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, tem capacidade anual para atender 849 mil residências.

De acordo com o governo do estado, são 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada.

Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

 

Expansão

De acordo com o governo, a Bahia é um dos estados líderes na geração de energia das fontes eólica e solar, com quase 10GW de eólica instalados e mais de 2GW de solar. Com a projeção dos empreendimentos já em implantação, em breve o estado chegará aos 50 GW de capacidade instalada dessas duas fontes.

LEIA TAMBÉM  Bahia lança Selo Lilás para empresas que valorizam as mulheres no ambiente de trabalho

A matriz elétrica da Bahia já é 93% renovável em termos de capacidade instalada, sendo a maior participação de fonte eólica, com 49%. Na geração de energia, a contribuição das fontes renováveis chega a ultrapassar 95% entre os meses de abril e setembro, período com ventos mais fortes.

Fonte: Canal Rural BA | Por Vinícius Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui