Cultivar adaptada aos estresses climáticos do Matopiba, promete alta produtividade e resistência às principais doenças e lagartas da soja.
No dia da abertura da Bahia Farm Show, 28, a Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia lançaram uma cultivar de soja adaptada às condições de solo e clima da região do Matopiba. A BRS 8980IPRO é recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O responsável pela pesquisa, pesquisador André Ferreira, explicou que após dez anos de pesquisa foi possível chegar a um produto que atende as especificidades da região. “O foco da pesquisa foi o Matopiba. Então consideramos os estresses climáticos que lá são mais recorrentes, ou seja, há um maior risco climático para a lavoura, e por isso desenvolvemos um material mais rústico, com estabilidade nesse ambiente e com um agressivo sistema radicular, o que garante maior resistência aos veranicos”, relata o pesquisador.
A nova cultivar alcança altas produtividades e tem resistência às principais doenças da soja. Por ser do tipo IPRO, apresenta supressão às lagartas do tipo Elasmo e Helicoverpa, com menor necessidade de controle dessas lagartas.