Brasil colhe safra recorde de soja

0
1087

Este ano, o Brasil irá colher uma safra de soja recorde. Serão 123,5 milhões de toneladas do grão, superando a safra anterior, 2017/18, que foi de 1,5 milhão de toneladas, numa área de 36,8 milhões de hectares, conforme dados do Rally da Safra.

As condições climáticas em muito contribuíram para esta alta produtividade. Embora a chuva tenha demorado para acontecer, prejudicando um pouco o plantio precoce e trazendo um certo temor aos produtores, quando começou a chover as lavouras se desenvolveram em ótimas condições.

A média do país está em 56 sacos por hectare, conforme dados coletados em campo por equipes técnicas desde janeiro, a terceira melhor desde que o projeto começou a avaliar as lavouras brasileiras, há 16 edições.

A grande exceção foi o Rio Grande do Sul que enfrenta uma estiagem desde o fim do ano passado, com lavouras que encurtaram o ciclo devido à seca e indicadores de produtividade mais baixos do que nas temporadas anteriores.

A média de produtividade do estado será de 36 sacos por hectare, a menor dos últimos 8 anos, e quase 40% abaixo da safra passada, embora alguns produtores ainda venham a obter resultados um pouco melhores devido a áreas que receberam um pouco mais de chuva.

No Maranhão os produtores deverão colher uma safra de 54,5 sacos por hectare e, no Tocantins, 54 sacos por hectare. Em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, o desempenho da soja é melhor que a safra passada.  Fonte: Negócio Rural

LEIA TAMBÉM  Fazendas do Oeste Baiano ganham mais conexão

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui