Brasília (DF) recebe Campeonato Brasileiro de Latte Art nesta semana

0
39

Competição inédita na capital federal ocorrerá no Mercado do Café e definirá o melhor barista nacional na arte de desenhar com leite no café espresso. Campeão representará o Brasil no campeonato mundial, na Dinamarca

Pela primeira vez na história, Brasília (DF) sediará, de 22 a 24 de março, no Mercado do Café, na Asa Sul, o Campeonato Brasileiro de Latte Art, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”. A competição definirá o melhor barista nacional na arte de desenhar com leite vaporizado no café espresso e o campeão representará o país no mundial da categoria, que ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca, em junho deste ano.

A seleção da capital federal para receber esta edição do evento integra a iniciativa da BSCA de rodar o Brasil com os campeonatos, para apresentar aos consumidores de todas as regiões mais informações sobre o café especial e o profissional barista, e vem ao encontro do crescente cenário dos cafés no Distrito Federal.

Segundo o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, o DF vem com tudo na cena do café especial há alguns anos, com expansão acelerada de cafeterias e baristas locais, alcançando, cada vez mais, destaque em competições nacionais e internacionais.

“Esse gatilho disparou o consumo dos cafés especiais na região e, inclusive, estimulou o avanço dos outros segmentos da cadeia produtiva, tanto que hoje temos fazendas produtoras de cafés com qualidade excepcional e várias microtorrefações no Centro-Oeste do país”, destaca.

Ele completa que esse movimento também faz crescer o interesse da população local pelo universo dos cafés especiais, com consumidores buscando por processos de torra mais claras e técnicas diferenciadas de extração da bebida, por exemplo.

LEIA TAMBÉM  Aprenda a Preparar um Café Especial em sua Casa

“Além disso, as cafeterias são espaços onde se pode conhecer as histórias da produção, dos produtores e das regiões do Brasil onde a bebida é cultivada, a partir de diferentes perfis sensoriais ofertados. Hoje, os ‘cafés’ fazem parte do ‘estilo de vida e negócios’ de Brasília e fortalecem a ideia de que tomar café é uma experiência que se vive em todas as etapas aos brasilienses”, comenta.

O Campeonato Brasileiro de Latte Art terá 17 competidores, que disputarão, em três fases, quem terá o melhor desempenho no desenho com leite vaporizado na xícara de café espresso. Realizado no Mercado do Café, na 509, Bloco C, da Asa Sul, o evento é gratuito e o espaço será aberto ao público a partir das 9h, nos três dias, com palestras e bate-papos com profissionais de diversas áreas de café de Brasília e região.

Pela primeira vez a competição terá o uso de leite vegetal. A marca patrocinadora é a Nude que utiliza o leite de aveia na composição da bebida.

A competição, em si, terá início no período da tarde, às 12h dos três dias, e a grande final, com os seis melhores competidores, ocorrerá no domingo, dia 24, às 12h, quando o Brasil conhecerá seu novo campeão de Latte Art.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui