O Inmetro revelou nesta semana os números oficiais de consumo do BYD King, lançado oficialmente em junho. E os dados surpreenderam. Positivamente. A nova tabela do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro —atualizada nesta semana—, revelou que o BYD King consome menos do que esperávamos, mas tem alcance no modo elétrico menor do que o prometido pela marca. O sedã médio é híbrido plug-in e custa R$ 175.800 na versão GL e chega aos R$ 181.800 na GS.
Segundo a entidade, o sedã é capaz de fazer até 44,2 km/litro quando usa a combinação entre os motores elétrico e a combustão. Vale lembrar que a autonomia no modo 100% elétrico, na versão GS (R$ 187.800), é de pouco mais de 100 quilômetros.
O registro oficial é de 44,2 km/l na cidade e de 36,7 km/l na estrada, com gasolina, na versão que tem bateria de 18,3 kWh. Se o King usa só o motor 1.5 a combustão, sem o elétrico, os números também são bons: 16,8 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.
Já na versão GL – de entrada (R$ 175.800), que tem bateria de 8,3 kWh – o número apontado foi de 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada na medição híbrida. Se forem considerados só os dados do motor térmico, os números são de 16,3 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. Os números são sempre melhores na cidade.
E quanto bebe o Corolla?
Para efeito de comparação, o Toyota Corolla híbrido – que não é plug-in, importante dizer – pode fazer 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com o mesmo combustível. O King GL tem 209 cv e 8,3 kWh, o que é capaz de fazê-lo rodar 55 km no modo elétrico. Já o King GS, por sua vez, tem conjunto de até 235 cv e 18,3 kWh, com alcance puramente elétrico de pouco mais de 100 km.
O sedã tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é mais comprido, largo e alto que o Toyota Corolla, que tem 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura – apesar do entre-eixos quase igual, de 2,70 m. Já o porta-malas é um pouco menor: 450 litros do King contra 470 litros no Corolla.
Em termos de equipamentos, há poucas diferenças entre as versões, mas faltam coisas na comparação com o Corolla.
O King GL vem com central multimídia com tela de 12,8″ com Android Auto e CarPlay sem fio, wifi, chave inteligente e operações pelo aplicativo, quadro de instrumentos 100% digital, som com seis alto-falantes, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, banco do motorista com ajuste elétrico e memorizador, freio de estacionamento eletrônico e quatro entradas USB.
O GS tem tudo citado e ainda adiciona sistema bidirecional de energia (nesse modo, o carro pode funcionar como tomada e carregar outros dispositivos), mais dois alto-falantes, ajuste elétrico para o banco do passageiro, faróis com DRL integrado, luz ambiente e ar-condicionado com duas zonas de atuação.
Fonte: Terra | Edição André Deliberato