Na próxima segunda-feira (24), é comemorado o Dia Nacional do Café, uma das bebidas mais adoradas do mundo.
A bebida, consumida amplamente no mundo todo, tem um significado muito especial para o Brasil — afinal, o produto foi, durante anos, o carro-chefe da economia brasileira. E, para muitos, a bebida também remete ao aconchego e à aromas da infância.
Seja ele com leite, chantilly, açúcar, caramelo, americano, expresso ou puro, o café conquistou o paladar de muitos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido pelo Vietnã e Colômbia.
Com a pandemia, reuniões familiares para compartilhar um cafézinho não são possíveis, mas que tal desfrutar um café caprichado com quem você mora ou consigo mesmo?
Dentre seus inúmeros benefícios, a bebida ajuda a manter o organismo desperto, além de melhorar o desempenho cognitivo, por causa da cafeína presente em sua composição. Ele também ajuda a proteger o cérebro da degeneração neuronal: pesquisas apontam que o risco de aparecer a doença de Alzheimer em consumidores do produto é 32% a 60% menor.
Carregado de nutrientes, na bebida você encontra vitamina B5, B2, B3 e B1, potássio e manganês e a cafeína possui um efeito broncodilatador que reduz a fadiga dos músculos respiratórios.
O tradicional cafezinho é símbolo dos negócios, dos encontros profissionais e daquele bate-papo com os colegas de trabalho. Este momento tem sido adiado pelas condições de isolamento impostas pela pandemia. Mas para quem é apreciador dessa bebida, o próprio café já é uma excelente companhia. Seja servido na garrafa, solúvel, expresso, ou aqueles mais elaborados, o café está bastante presente na rotina de todos nós.
Especialistas apontam que tomar quatro xícaras de café por dia pode aprimorar a atenção e a capacidade de concentração a bebida reduz a incidência das sensações de apatia, desânimo e depressão.
Outro benefício importante desta paixão mundial é o combate aos radicais livres: quem consome, diminuí os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Um estudo feito na Noruega pelo National Institute of Occupational Health, ou Instituto Nacional de Saúde Ocupacional, apontou que o café também auxilia em questões físicas relacionadas ao trabalho, como dores no pescoço, ombros, cotovelos e pulsos.
E não é à toa que realmente o café tem grande papel no meio corporativo. De acordo com uma pesquisa da Cochrane Injuries Group, empresa britânica de estudos na área de acidentes, trabalhadores que tomaram café durante o turno noturno cometeram menos erros que aqueles que não o tomaram a cafeína é um estimulante que bloqueia os receptores de adenosina no cérebro, permitindo que neurotransmissores, como a adrenalina, corram soltos e mantenham a pessoa mais alerta
Então aproveite e celebre o dia bebendo um bom café. Convide sua família para este momento saboroso.