Capacetes evitam a intubação e salvam vidas em UTI da Santa Casa de Itabuna

0
427

Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (BA), os médicos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), estão optando por utilizar um método menos invasivo quando da necessidade de respiradores em pacientes diagnosticados com Covid-19.

Trata-se de um ventilador não invasivo em formato de capacete, denominado Helmet, que vem sendo fundamental na recuperação de vários pacientes no hospital.

O coordenador da UTI Covid-19, o médico intensivista Eric Júnior, explica que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) torna-se uma importante opção para o tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes da unidade. O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio.
Usados pelos em pacientes com quadro grave da Covid-19, os Helmets têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. “Normalmente, esse processo é feito por período, com sessões entre uma hora e uma hora e meia. Esse equipamento permite fazer uma ventilação não invasiva prolongada por dois a três dias”, explica o médico.
O objetivo com a utilização do aparelho é evitar a intubação do paciente. “A intubação no paciente com Covid-19 aumenta muito a taxa de mortalidade. Por isso, o desafio é evitar o máximo esse procedimento. Com o uso do capacete, o objetivo também é proporcionar uma alta precoce do paciente”, conta.
Referência em atendimento Covid-19
Referência no atendimento a pacientes adultos e pediátricos com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) na região Sul, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) resolveu ampliar o número de leitos, alcançando a marca de 25, sendo nove de UTI, nos dois hospitais sob sua gestão.
Os leitos atendem exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fruto de uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os leitos estão distribuídos no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) e no Hospital Manoel Novaes (HMN).
Fonte Ascom Santa Casa
LEIA TAMBÉM  Saiba como trazer mais saúde para os ambientes na sua casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui