Carnaval deve movimentar R$ 4 bi e animar empresários baianos

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O Carnaval ainda não começou oficialmente, mas já tem movimentado a economia do estado e promete um impacto econômico bilionário. De acordo com estimativa da Fecomércio-BA, o setor do Comércio deve faturar R$ 1,2 bilhão no período de fevereiro, nos setores mais conectados ao evento, entre supermercados e vestuário. Já o Turismo, de acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), movimentará R$ 2,7 bi.

Considerando toda a cadeia que se fortalece com o Carnaval, o Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado deve movimentar R$ 3,9 bilhões este ano, fenômeno importante não só pela grandiosidade econômica, mas pelo relevante impacto na geração de emprego e renda no estado.

“O impacto deve ser direto e indireto. No primeiro caso, são as pessoas comprando alimentos, bebidas, roupas e decoração para organizarem as suas festas em casa com a família, amigos ou participando de eventos públicos e privados. E da forma indireta, são as empresas que prestam serviços e que adquirem produtos do comércio para atender a um público folião, seja no próprio Carnaval de rua de Salvador, seja em eventos particulares ou em bares, restaurantes, hotéis, pousadas etc”, analisa o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze.

Em relação ao Turismo, a projeção da CNC indica a Bahia como o quarto estado com maior faturamento no país, ficando atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Sem dúvida, o estado é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Infelizmente, as passagens aéreas estão muito caras, mas, mesmo assim, os voos devem chegar cheios nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. O que pode acontecer é uma alteração no perfil dos gastos dos consumidores, que podem optar por pousadas mais em conta para compensar o bilhete aéreo mais caro”, salienta Dietze.

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Ainda para Kelsor, a folia tem animado o empresário, que, com as elevadas expectativas para o movimento financeiro, deve passar a investir e consequentemente gerar emprego. “Quando estamos em um movimento como agora, esse Carnaval prometendo como está prometendo, pesquisas mostrando, o público vindo à Bahia, somos hoje o segundo estado em turismo no Brasil, naturalmente o empresário vai estar animado, com isso ele planeja, ele busca melhorar”, disse.

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