Casa Verde e Amarela é um programa habitacional do Governo Federal desenvolvido para ajudar famílias de baixa renda a conquistarem o seu primeiro imóvel. Mas, às vezes, o valor da entrada da casa dificulta a compra. Por que o valor da entrada do Casa Verde e Amarela é tão alto?
Geralmente, isso acontece porque o futuro comprador não consegue comprovar a renda na hora de solicitar o financiamento Casa Verde e Amarela pela Caixa.
Leia também: Como financiar um imóvel? Entenda o passo a passo
O Casa Verde e Amarela também pretende aumentar os subsídios (uma espécie de desconto para os compradores que sai do bolso do governo), obras de reforma e regularização de imóveis sem escritura. A meta é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.
As regras do programa Casa Verde e Amarela buscam atender a famílias com renda mensal de até R$ 7 mil, divididas em três grupos – tanto para moradias urbanas quanto para moradias rurais.
O que é preciso para comprar um imóvel pelo Casa Verde e Amarela?
Para se cadastrar no programa Casa Verde e Amarela e conseguir seu financiamento imobiliário, você pode pedir sua adesão na Caixa Econômica Federal ou nas construtoras – depende da sua intenção de entrar no programa.
É necessário ainda apresentar a seguinte documentação:
- Comprovante de renda (holerite, extratos bancários e outros);
- Documentos de identificação (RG e CPF);
- Comprovação de estado civil (certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamentos para casados e certidão de casamento averbada para divorciados);
- Comprovante de residência atual;
- Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal, caso seja necessário.