E os filmes Cults? Vocês gostam? Já foram em algum festival de cinema?
Desde que comecei a escrever na Sexta Cultural eu falei de produtos audiovisuais mais comerciais e acessíveis para o grande público, até dei uma pincelada em produções e plataformas independentes, mas nunca tinha aprofundado um pouquinho mais nesse assunto.
O Cinema Independente é sem dúvida o responsável pela maior produção de produtos audiovisuais no nosso país, desde os curtas- metragem até as séries de TV, mas isso não quer dizer que esse gênero seja acessível a população em geral. Para a Camila aqui que vos escreve e sou da área, é completamente fácil eu ter interesse e acesso a esses produtos, frequentar festivais por todo o País e até produzi-los. Mas o meu ponto não só nesta matéria, mas na minha vida de modo geral, é em como fazer com que esses filmes sejam vistos para além da minha bolha sabe?!
Pois bem, escrever aqui no Gazeta toda Sexta-Feira e trocar dicas e informações com vocês através das redes sociais é um modo de tornar isso possível. Falei em outra matéria sobre o Latossolo, um exemplo de curta-metragem independente que gravamos em Luís Eduardo Magalhães, se você ainda não leu vai pra esse link:
Para saber se um determinado filme fez uma carreira memorável e chegou a ser visto por um grande público existem alguns caminhos que a gente identifica ao longo da circulação desta obra. Um deles é a quantidade de festivais que ele foi exibido, ou ainda e talvez mais importante O FESTIVAL que esse filme foi submetido.
Todo mundo conhece o OSCAR né? Como ele, existem outros festivais e premiações tão importantes quanto, alguns exemplos são: Festival de Cannes; Festival de Guadalajara; DocMontevideo; TIFF (em Toronto); Festival de São Paulo, Brasília, Gramado, Festival de Locarno e etc etc etc… Se um filme entra em algum desses festivais, sem sombra de dúvida ele é UM SUPER FILME!
”Memby, curta-metragem dirigido pelo realizador brasileiro Rafael Parrode, é um dos 31 filmes em competição da mostra Pardi di Domani do Festival de Locarno 2020, na Suíça.
“O filme é uma viagem onírica por um mundo ancestral e o encontro com as entidades criadoras do universo e da linguagem humana.”
O Festival Internacional de Locarno, em sua 73ª edição ocorre entre os dias 5 a 15 de agosto deste ano, com sessões presenciais e virtuais, é um dos festivais de cinema mais antigos e importantes da Europa. Memby terá sua estreia mundial no dia 09 de agosto na plataforma online do festival e a estreia presencial será no dia 13 no tradicional Pala Cinema em Locarno.
Então aproveita que domingo é Dia dos Pais, chama ele e toda a família pra assistir o filme e pensa que por conta da Pandemia você pode ter acesso a filmes de festivais do outro lado do mundo aí da sua casa. Não é incrível?!
Acessa o link abaixo, faz o seu cadastro na plataforma para você poder acompanhar toda a programação do Festival. E ainda, se por um acaso, você tiver algum conhecido lá na Suíça manda o link pra ele conhecer o Festival presencialmente também. É tão bom sair da bolha e dar chance para novas linguagens né?!
https://www.locarnofestival.ch/en/LFF/locarno-2020/film/Memby?fid=1171260
Beijos, e até sexta que vem!
Camila Nunes
Produtora