Quem acompanha o site do Jornal Gazeta, sabe que falei semana passada, aqui na minha coluna sobre cores, combinações e todas suas vertentes.
E logo me traz ao assunto dessa semana, circulo cromático. É composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. É uma ferramenta indispensável para quem quer criar combinações e composições harmônicas, condizentes e sofisticadas. Para isso, você precisa conhecer e utilizar as técnicas certas, que ajudam você a encontrar as cores complementares, análogas, tríade, meio-complementares, tom sobre tom, entre outros.
Se tratando de técnicas conhecidas para criar essa comparação e combinação de cores, temos 7 técnicas. Porém as mais usadas são 1, 2 e 3, por serem mais fácil o entendimento e uso. Veja:
- Cores Complementares
- Cores Análogas
- Cores Tríades
- Cores Meio-Complementares
- Retângulo
- Quadrado
- Tom sobre Tom
- – CORES COMPLEMENTARES
- As cores complementares são aquelas que estão localizadas ao lado oposto da cor selecionada e, naturalmente, tendem a ser a opção de maior contraste. Mas como duas cores opostas e que brigam pela atenção podem entrar na mesma cena? Simples. Quando juntas, as cores complementares tendem a se neutralizar, pois sua mistura tende a ficar cinza. Assim, mesmo quando não misturadas e dispostas separadamente, o nosso cérebro acaba realizando essa mistura e o efeito visual é sempre muito agradável, sofisticado e dinâmico. Lembrando que isso funciona para moda, decoração e maquiagem.
- -CORES ANÁLOGAS
- Dentro do círculo cromático, as duas cores vizinhas as cores selecionadas são chamadas cores análogas. No caso do vermelho, por exemplo, temos as cores rosa e laranja como análogas. É possível encaixar as três em uma mesma composição e obter resultados excelentes graças ao equilíbrio que oferecem; ou, então, escolher apenas uma delas para seguir com o projeto.
– CORES TRÍADES
A tríade é composta por três cores, que são escolhidas através de um triângulo perfeito, com distâncias iguais em todas suas faces. Ao contrário das complementares, a tríade tem como objetivo uma decoração mais sutil e não tão contrastante quanto. Ainda sim chama muito atenção e deve ser utilizada para destacar diferentes pontos de interesse.Lembra muito a tendência “color blocking”.
Você entendendo essas 3 técnicas iniciais já são mais do que suficiente para aplicar no seu dia-a-dia. No curso aprendemos a fundo cada uma, confesso para vocês que a clareza, facilidade e criatividade na hora de combinar cores acontecem com maior facilidade.
Tentei não me fazer extensa mas daria umas 3 páginas aqui falando sobre isso. Espero que tenham gostado e qualquer coisa só me responder aqui ou no meu Instagram (@vanessahorita).
Ps: Você pode comprar na internet seu circulo cromático. Mercado Livre tem os melhores preços.
Beijos,