Hoje eu resolvi trazer um assunto diferente, vou falar sobre o Coletor Menstrual. Você já ouviu falar nele? Já teve alguma experiência? Embora esteja em alta nesses últimos anos, ele não é uma invenção recente… Foi criado em 1930!
O coletor consiste em um “copinho” com o objetivo de coletar o sangue durante o período menstrual da mulher. Ele é inserido dentro do canal vaginal e fica lá pertinho do colo do útero, onde ele armazena o sangue.
Possui vários pontos positivos: custo-benefício, ele dura 3 anos; praticidade e comodidade já que é possível ficar até 12 horas com ele; sustentabilidade, ele não gera descarte na natureza como os absorventes convencionais.
E os pontos negativos são praticamente inexistentes para algumas pessoas, são eles: a adaptação, demora um tempinho para que você se acostume com a ideia e também encontre o local certinho de colocar o seu coletor; contato com sangue, essa parte é complicada para aquelas que não gostam desse contato, porém não deixa de ser uma ótima chance para fazer as pazes com seu corpo e modificar a forma como vemos o nosso ciclo e seu significado…
Gostou e quer testar? A primeira coisa é pesquisar as marcas disponíveis e analisar qual se encaixa mais com você. Depois é escolher o coletor correto para você, e isso é fácil! Você pode se basear no seu fluxo ou na altura do colo do seu útero, ou os dois!
Vou deixar aqui algumas marcas que conheço para que vocês possam iniciar suas jornadas. Dêem uma olhada em: Fleurity, Korui, InCiclo e Prudence. Há várias opções no mercado, fique à vontade para escolher a que melhor se adapta para você!
Vejo vocês quarta que vem!!!