Talvez não tenha atualmente um assunto tão comentado e tão discutido quanto a exibição do reality de TV Big Brother Brasil! São constantes as discussões sobre, enquetes, memes e até mesmo brigas e desentendimentos. Muitos amigos se juntam para torcer, para votar, e o ato de acompanhar o programa vira praticamente um evento particular.
Na verdade a grande oferta de filmes, séries, documentários e etc cada vez mais bem produzidos, e sobre os mais abrangentes assuntos, tornou o ato de assistir televisão um programa rotineiro. Quem nunca marcou para assistir a final de um seriado com os amigos? Marcou aquele encontro a dois para assistir um filme? Ou até mesmo o já bem conhecido futebol! Na maioria das vezes o programa vem acompanhado de comidinhas e bebidas, afinal, todo encontro que se preze tem que ter algo para comer e beber!
Mas já parou para pensar que esse ato pode fazer mal para saúde? Se o programa virar rotina, assistir televisão comendo pode sim fazer mal a saúde.
O primeiro ponto negativo é que esse hábito pode elevar a propensão a obesidade. Uma vez que quando você se distrai assistindo televisão você não percebe quando está saciado e pode exagerar no consumo do alimento.
Outro motivo também ligado a atenção destinada a televisão é a velocidade na alimentação. Distraído pelo aparelho a tendência é mastigar menos, o que dificulta o processo de digestão.
Além da questão alimentar, quando assistimos televisão, geralmente mantemos uma postura relaxada, e nos distanciamos pouco a pouco da rotina e dos problemas, mergulhando em um mundo fictício. É por isso que comemos mais sem que percebamos. Comumente ficar em frente a televisão é sinônimo de saborear pequenos aperitivos, na maioria das vezes com alto teor de gorduras e açúcares. Tudo isso se agrava quando surgem as propagandas de comida, já que é um estímulo para comermos mais e termos mais vontade de consumir esses alimentos (quase nunca opções saudáveis).
Assim, é bom não deixarmos que o ato de se alimentar em frente a tv se torne rotineiro. Devemos buscar reduzir ao máximo as horas que passamos em frente á TV, comer na cozinha ou fazer com que o companheiro do jantar seja esse eletrodoméstico!