Na opinião da maioria dos especialistas, a ciência terá um papel central na modernização do agro. Acredita-se que a ciência, junto da tecnologia, será a chave para um futuro com uma agricultura sustentável e produtiva, desenvolvida com pesquisa e inovação.
Atualmente, um dos maiores desafios da agricultura é o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, pois elas infestam as lavouras, reduzem a qualidade dos produtos agrícolas e, a depender da gravidade, podem levar plantas à morte.
Exatamente por isso, as safras exigem um monitoramento constante e o investimento do agricultor em diferentes soluções que controlem os alvos. Felizmente, o agro se tornou um campo muito fértil para inovações que ajudam a resolver esses problemas.
Por exemplo, agora há um forte movimento de startups, as AgTechs, que estão levando tecnologia de ponta para as fazendas.
E o melhor, o propósito dessas novas tecnologias é ajudar o produtor a aperfeiçoar a administração da fazenda, alavancar a produtividade de plantações ou mesmo melhorar o manejo de rebanhos.