Como aromatizar azeites e utilizar nas suas receitas

0
588
Azeite é bom. Aromatizado é ainda melhor! Aprenda a aromatizar seu azeite com ervas, especiarias, alho e frutas

O azeite é um alimento ancestral e faz parte da refeição humana há muitos séculos. Utilizado para a cocção e como tempero, o óleo do fruto das oliveiras é versátil e saudável. Originalmente delicioso, o azeite pode se tornar um tempero ainda mais interessante quando somado a ervas frescas, especiarias e até mesmo frutas. Que tal aromatizar o seu azeite em casa e experimentar um novo sabor no seu prato?

Escolha seus ingredientes

Aromatizar um azeite pode ser muito divertido e gostoso, mas não é uma tarefa aleatória. Como escolher os melhores ingredientes para realçar o sabor do sumo das olivas?

Vamos subdividir os seus condimentos em 3 categorias: ervas frescas, especiarias e frutas cítricas. E o alho, para quem ama um sabor mais forte. Para cada qual existe uma finalidade diferente.

Ervas frescas

Se você já conhece as propriedades das ervas frescas na gastronomia e seus benefícios nutricionais, pode utilizá-las sem medo para aromatizar seu azeite. Escolha alecrim, tomilho e manjericão para dar o toque especial ao seu tempero. Um azeite com ervas fica perfeito para massas, carnes mais leves e grelhados.

Especiarias

Para as especiarias, escolha cardamomo, cravo, canela ou zimbro. Marcantes, elas dão um toque diferenciado ao preparo e combinam com carnes e doces. As pimentas também são bem-vindas! Utilize-as em grãos, como a pimenta branca, preta ou rosa.

Receita: azeite e pão

Sabe qual é o par perfeito do azeite? O pão! A combinação que sempre dá certo é uma entrada infalível para receber pessoas em casa, além de ser um convite para degustar um bom vinho de verão.

Coloque um pouco de sal, um toque de pimenta e pronto! Bom apetite!

LEIA TAMBÉM  Tapioca, ingrediente brasileiro

Alho

Você também pode utilizar o alho para aromatizar seus azeites. Porém, em caso de “garrafadas” não utilize o alho sem antes realizar o branqueamento, ou seja, um rápido cozimento em temperatura alta. A finalidade é pasteurizar o alho e eliminar bactérias do botulismo que podem se reproduzir na ausência do oxigênio, uma vez que o alho será fechado em uma garrafa. Evite armazenar os azeites aromatizados por muito tempo.

No caso de aromatização no momento do consumo, o alho não precisa ser branqueado. Basta amassá-lo, cobri-lo com azeite e utilizar a mistura.

Frutas cítricas

As cascas das frutas cítricas são ideais para dar um toque tropical ao seu azeite. Para isso, são indicadas raspas de tangerina, limão siciliano e laranja. O azeite mais cítrico harmoniza com sobremesas, aves, peixes e saladas.

Dicas de consumo

Para aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais dos seus ingredientes, o ideal é aromatizar o seu azeite poucas horas antes do consumo. Evite as chamadas “garrafadas”. Como o azeite favorece a absorção de moléculas aromáticas, a aromatização é feita de forma muito rápida algumas horas antes do consumo.

Para as especiarias, costuma-se aquecê-las antes para a liberação dos seus óleos essenciais. Depois deve-se macerá-las e misturar com o azeite.

Fonte Gastronomia Carioca

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui