A arte de apreciar um bom drink vai além do paladar. A apresentação e a escolha do copo fazem toda a diferença. Mas você sabe o porquê da escolha de certos copos ou taças na hora de servir o seu coquetel? Os diversos modelos não são apenas decorativos e cada design tem a sua funcionalidade. Conheça os modelos mais populares para você poder servir seu drink em casa e aprenda mais sobre a o mundo da coquetelaria.
Tal como as receitas, os utensílios de cozinha são reflexos da história da humanidade. Cada objeto oferece muito mais do que uma simples funcionalidade, mas carrega consigo o reflexo de uma cultura, com seu design característico, ornamentos, materiais e detalhes.
No universo da coquetelaria não é diferente. Da mesma forma que cada copo ou taça possui o seu design funcional, também carrega valores intrínsecos em cada opção.
Por isso, é importante saber que, além dos copos e taças aqui sugeridos para os drinks do dia a dia, outros modelos existentes estão disponíveis para servir os mais variados e deliciosos coquetéis mundo afora.
Copo Long Drink
Um dos mais antigos copos para servir coquetéis é conhecido como long drink. Alto, com capacidade de cerca de 250mL, é versátil e ideal para bebidas com gelo e carbonatadas, pois permite maior duração de gás nas bebidas, devido ao pouco contato de oxigênio com o líquido.
Entre os drinks clássicos servidos nesse tipo de copo estão: Mojito, Sex on the Beach, Collins, Dark ‘n’ stormy entre outros.
Copo americano
O brasileiríssimo copo americano, conhecido também como “lagoinha” foi inventado pelo senhor Nadir Figueiredo, que dá nome à empresa fabricante (Nadir). O item é parte da cultura nacional e muito conhecido pelos apreciadores de bebidas como cerveja, cachaça e até mesmo da nossa internacional caipirinha.
“O copo era feito numa máquina importada dos Estados Unidos e, por isso, foi batizado Copo Americano”
O copo americano, além da sua versão tradicional de 190 mL, está disponível também na versão Long Drink com 300 ou 450 mL. Os modelos de maior capacidade também são perfeitos para servir smoothies.
A criação é tão icônica que está exposta no MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York, como símbolo do design e estilo de vida brasileiros.
Taça Copa Balon
A taça do tipo Copa Balon, como o nome indica possui uma longa haste e bojo bem arredondado e largo, com capacidade de 500 a 600 mL, para que o gin possa ser apreciado com bastante gelo, sem que ocorra o derretimento rápido.
A haste longa permite que a taça seja segurada sem que a mão altere a temperatura do coquetel no bojo. Já o gargalo mais estreito permite que, ao adicionar algum tipo de especiaria ou botânico no gim, o aroma seja apreciado de forma mais concentrada.
Apesar das taças de vidro serem consideradas mais elegantes, as opções de acrílico oferecem resistência e economia, já que podem ser utilizadas mais de uma vez e não quebram com facilidade.
Copo On the Rocks
Os copos baixos, conhecidos como “On the rocks”, eternizados em blockbusters como “O Poderoso Chefão” ou “Perfume de Mulher”, são perfeitos para as bebidas curtas, ou seja, aquelas mais alcoólicas, consumidas em menor quantidade, como o whisky e outros destilados.
O jeito certo de tomar whisky, seja no famoso estilo cowboy, sem gelo, ou on the rocks, o que dá nome ao copo (“on the rocks” significa “sobre as pedras”) não existe, e optar pelo elegante copo é uma questão de preferência.
Entre os coquetéis clássicos servidos em copo rocks estão o Negroni, Old Fashioned e New York Sour.
Taça Flûte
Foi da tradicional Taça Coupé, de bojo mais largo, que se originou a taça flûte. Com a necessidade de uma taça com maior capacidade de armazenar o gás carbônico e conservar o perlage dos drinks com espumante, as taças finas e compridas passaram a ser amplamente utilizadas pela coquetelaria. Atualmente, as taças flûte têm até mesmo substituído não somente as Coupé como as taças Martini, mais triangulares.
As taças do tipo flûte ou flut ajudam a reter o gás carbônico e fazer com que ele se desprenda de uma forma mais lenta. Seu formato direciona a efervescência e os aromas para o nariz enquanto permite que a bebida seja apreciada em pequenos goles.
Entre os drinks com espumante, estão o Kir, Bellini, Mimosa e Clericot com espumante.
Taças de vinho
As taças de vinho também podem ser utilizadas para servir coquetéis. Existem diversos tipos de taças, como as de vinho branco, as Bordeaux e as Borgonha. Para drinks gelados com vinho branco ou rosé, por exemplo, uma taça adequada a esse tipo de vinho é o recomendado.
Apesar de haver indicação de tipos mais indicados de taças para o consumo de vinhos, existem taças como a do tipo padrão ou universal ISO, que podem ser utilizada como um curinga para todos os tipos vinhos e espumantes. Da mesma forma, elas podem também servir coquetéis variados, como o aperitivo Aperol Spritz ou sangrias de vinho branco ou tinto.
Gastronomia Carioca