Como escolher o porcelanato ideal para os ambientes do seu projeto?

0
758

Além de garantirem conforto, os pisos e revestimentos são protagonistas quando o assunto é acabamento. Portanto, a escolha adequada desse material é uma etapa fundamental do projeto.
Existem diversos tipos de materiais e acabamentos indicados para o piso residenciais e comerciais, como: cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito, laminado de madeira, assoalho de madeira, piso vinílico. Nesta matéria vamos dar ênfase ao porcelanato.

O porcelanato é um o material de alta qualidade e deixa qualquer projeto muito mais elegante. Ele pode ser instalado em piso, revestimento de parede e até bancada. A versatilidade do produto se dá também por conta da variedade de modelos, a diferença entre eles é basicamente a intensidade do brilho e a presença de texturas.

Em uma casa, cada ambiente possui suas características próprias, por isso, é preciso considerar alguns pontos importantes na hora da escolha do porcelanato
Nos banheiros é importante evitar os porcelanatos polidos, que são muito lisos e podem ser
escorregadios. Vale escolher um porcelanato antiderrapante, pelo menos para o espaço do box, nos demais espaços do cômodo, o ideal é usar o acetinado, já que é menos escorregadio.

Para as cozinhas, temos que pensar na questão da limpeza, já que se trata de um ambiente exposto à umidade e à gordura. Os porcelanatos precisam ser esmaltados e fáceis de limpar. O porcelanato acetinado é uma ótima opção, pois tem uma superfície mate, que não deixa a sujeira tão exposta, é fácil de limpar e não é tão escorregadio quanto outros modelos. Podemos também usar o porcelanato natural, ele é indicado para áreas molhadas e é um material super resistente.

Para os demais ambientes da casa, como salas e quartos, temos uma infinidade de possibilidades. Neste caso, pode-se usar o polido, esmaltado ou acetinado.

LEIA TAMBÉM  PISO LAMINADO X PISO VINÍLICO

Nas áreas externas os mais indicados são o porcelanato natural e o rústico, com irregularidades, além das versões antiderrapantes. Tem opções com estampas completamente lisas, marmorizadas, estampadas, amadeiradas, que imitam cimento queimado e por aí vai. Essa escolha vai depender do estilo do projeto. Eu sugiro escolher cores clássicas e atemporais, com uma paleta de cores mais básicas, como bege, branco, cinza, que não canse ao longo do tempo. Para dar uma sofisticada no ambiente, sugiro os marmorizados, pode usar os beges marmorizados, o calacata, carrara, que são clássicos e dificilmente vão sair de moda.

Como escolher o porcelanato ideal para os ambientes do seu projeto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui