Conheça Bay View: a nova sede do Google

0
667
Um novo campus do Google na Califórnia, nos Estados Unidos, está cumprindo sua meta de trabalhar com energia verde 90% do tempo, em parte alimentando seu prédio com painéis solares inspirados na “pele de dragão”.

Primeiramente, o campus de Bay View, em Mountain View, abriu em maio para funcionários em 42 acres no Vale do Silício. Em segundo lugar, projetado pelos arquitetos do Bjarke Ingels Group e do Heatherwick Studio, bem como pelas equipes de design e engenharia do Google, dois prédios ocupam 93 mil metros quadrados cobertos por 90.000 painéis solares que imitam as escamas da pele de um dragão.

“Esta é a primeira vez que projetamos e desenvolvemos um de nossos principais campi, o que nos permitiu repensar a própria ideia de um escritório e o que é possível para a indústria da construção”, disse a empresa em seu blog. De acordo com o vice-presidente de Workplace do Google, David Radcliffe, o foco da nova construção é a flexibilidade. A ideia é responder à pergunta: como será o trabalho em 20 anos, 30 anos, 50 anos, 100 anos?”

Conheça Bay View: a nova sede do Google

Segundo os executivos, a estrutura foi projetada para tornar o local mais amigável para os funcionários da divisão de publicidade, constituindo mais um atrativo para o retorno gradual aos escritórios.

Além disso, a empresa de tecnologia acrescentou: “O resultado é um conjunto de edifícios que mostram o que é possível em um design de local de trabalho sustentável e centrado no ser humano.”

Como irá funcionar o campus de Bay View do Google?

Além da flexibilidade dos trabalhadores, o novo campus do Google se insere no compromisso da empresa de “operar todas as horas de todos os dias com energia livre de carbono até 2030”. Por isso, são priorizadas no projeto as fontes de energia renováveis, como a “pele solar” em forma de escamas de dragão da cúpula e os parques eólicos vizinhos, que prometem energia livre de carbono durante 90% do tempo.

LEIA TAMBÉM  Madeira de demolição: como ela ressignifica os ambientes?

Conheça Bay View: a nova sede do Google

A preocupação nas pessoas é revelada em detalhes, como o uso de materiais, priorização da luz do dia, qualidade do ar e conforto térmico e acústico. A construção incorpora elementos do design biofílico que aproveita a afinidade com a natureza para usar recursos – como vegetação, luz natural e visão externa de todas as mesas – para melhorar o desempenho e bem-estar físico e mental dos que estão dentro.

Janelas de clerestory modulam a luz direta com persianas automatizadas, o sistema de ventilação utiliza 100% do ar externo e todos os materiais de construção são livres de toxinas. Completam o cenário obras de arte de artistas locais que “conversam” com a ecologia da área da baía.

O novo campus também abriga a maior instalação geotérmica da América do Norte, que ajudará a aquecer e resfriar o lugar todo sem o uso de combustíveis fósseis, e que ainda reduz a quantidade de água usada para resfriamento em 90%. O sistema usa bombas para absorver o calor do solo durante o inverno e enviar calor para o solo no verão.

Fonte: CNBC, Decor Style e Tec Mundo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui