Cuidados com a alimentação ajudam a garantir a saúde no Carnaval

0
56

“A alimentação saudável, um dos passos para o autocuidado nas pessoas com diabetes, na medida do possível, deve ser mantida durante o Carnaval para garantir bem – estar e evitar situações que exijam a interrupção do clima de alegria”. A observação é da nutricionista do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Silvana Gomes, ao reforçar as informações da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar) para o Carnaval.

Segundo a nutricionista, é muito importante reforçar os cuidados com a alimentação no Carnaval – isso vale para a população em geral e mais ainda para pessoas com diabetes. Isso passa por não se afastar do plano alimentar, observando os horários das refeições. A pessoa não deve, por exemplo, aumentar a quantidade de carboidratos nas refeições, porque esse comportamento pode levar a hiperglicemia (aumento da taxa de glicose no sangue). Também não deve deixar de fazer os lanches, porque é preciso evitar a hipoglicemia (taxa de glicose menor 70 mg/dl ).

Para maior segurança é muito importante evitar os alimentos na rua, mas se for necessário, deve-se observar a aparência e as condições de conservação, segundo Silvana Gomes. É preciso evitar alimentos ultraprocessados (como os salgados, ricos em gordura e carboidratos). Entre um cachorro quente e um acarajé, por exemplo, a escolha deve ficar com o último, mas deve ser consumido simples sem acompanhamentos (sempre mais calóricos como o vatapá).

O mais inteligente, porém – destaca a nutricionista – é levar o lanche de casa, dando preferência a frutas, como banana, maçã e ameixa, por exemplo. A pessoa com diabetes não deve consumir sucos na rua pois contêm elevada quantidade de carboidratos. Além da frutose, os sucos na rua são preparados com açúcar.

LEIA TAMBÉM  Prato colorido o ano todo: como incluir ingredientes da estação no dia a dia e melhorar os hábitos alimentares

O líquido de consumo mais seguro nas ruas é água, que ganha maior importância para evitar a desidratação. E para as pessoas com diabetes desidratação pode levar à hiperglicemia porque o sangue fica mais concentrado. O consumo de água, quando a temperatura está mais elevada é muito importante, principalmente no Carnaval quando as pessoas movimentam o corpo sob forte sol.

Equilíbrio é a palavra chave para a garantia de um Carnaval com tranquilidade, pontua a nutricionista. Isso passa, também, pela necessidade de manter o sono e repouso, fundamentais ao bom funcionamento do corpo e da mente.

Ascom do Cedeba

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui