A história da Rússia e seu vasto território influenciaram sua culinária, que mescla traços da cultura europeia e oriental, somados às heranças das antigas repúblicas soviéticas. As expansões trouxeram novos ingredientes, trazendo à gastronomia russa uma grande variedade de sabores, reunidos em uma preparação cuidadosa.
A cozinha russa é bem diferenciada da que costumamos consumir aqui no Brasil. É uma cozinha simples e saudável, sem sofisticação, em que o sabor agridoce predomina. Devido à vastidão de seu território e à multiplicidade étnica, os pratos da Rússia variam a cada região.
O clima traz também grandes influências. O frio pede pratos quentes para aquecer e alimentos que forneçam energia para equilibrar a temperatura do corpo, como carboidratos e gorduras. Poucos legumes e vegetais são servidos crus. Também por isso as sopas introduzem os pratos principais. As sopas costumam ter uma aparência branca, devido à utilização de um produto comum lá e bem diferente do nosso: o creme de leite azedo. O estrogonofe que consumimos aqui, apesar de ser de origem russa, é bem diferente em termos de sabor por causa deste ingrediente.
Em relação às proteínas, se destacam as carnes de porco e carneiro, assim como as aves e peixes, sendo que os peixes mais comuns são o esturjão, a truta e o arenque. A batata é um dos ingredientes favoritos, utilizado de diversas maneiras. Pão e ovos complementam muitos pratos. Outros alimentos muito comuns são os pepinos, geralmente em conserva, cogumelos, cenoura e repolho. Alíás, a salga tradicional de vegetais e cogumelos com a utilização da fermentação do ácido lático natural, também chamada de “kvashenie”, é uma parte importante da cozinha russa.
Curiosamente o caviar, tanto preto como vermelho, é muito consumido e não falta à mesa. Isso porque lá este é um produto barato, diferente do que ocorre no Brasil. A iguaria está presente até no café da manhã, que lá é mais reforçado, sendo praticamente um almoço.
Pratos Típicos
- Kholodets – Trata-se de uma gelatina de carne. A curiosa mistura pode ser servida em diversos formatos.
- Borscht – É uma sopa que tem as suas origens na Ucrânia, mas é igualmente popular na Rússia. Ela tem uma cor vermelha distinta porque é cozida com beterraba e tomate. Na Rússia, a borscht é sempre servida quente. Essa sopa de beterraba é um dos alimentos mais tradicionais da Rússia.
- Solyanka – É uma sopa picante e cremosa popular na cozinha russa. Pode ser feita com carne, peixe ou cogumelos. Além desses ingredientes, podem ser acrescentados azeitonas, pepinos em conserva, repolho, batata, creme de leite e endro.
- Blini – É um tipo de panqueca russa. Elas são geralmente feitas com massa fina e podem ser servidas com creme de leite, geleia, mel, caviar ou salmão defumado. Outros tipos de recheio incluem cogumelos, queijo cottage, carne moída e repolho.
- Goluptsi – É o famoso charutinho de repolho, de origem árabe. A diferença é que o charuto russo não é recheado com arroz, apenas com a carne. A couve e o pimentão são alternativas ao repolho.
- Draniki – Prato popular que tem as suas origens na Bielorrússia. O Draniki é basicamente uma panqueca de batata, geralmente servida com creme de leite azedo.
- Frango à Kiev – Este é um prato que consiste de peito de frango desossado e recheado, que depois é frito ou cozido. Apesar do nome, uma alusão à cidade de Kiev, o prato foi criado em Moscou. O frango pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo, entre outros ingredientes.
- Salada Olivier – É geralmente conhecida como salada russa no Brasil. Os ingredientes são maionese, batata cozida, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura.
- Stroganov – Composto de cubos de carne bovina servidos em um molho de creme de leite. Desde suas origens, no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países da Europa e no Brasil
- Pelmeni – Um dos pratos favoritos na Rússia, os pelmenis normalmente são bolinhos de massa recheada com carne moída e muito parecidos com o cappelletti. Eles são servidos na manteiga e cobertos com creme de leite, ou usados em sopas.
- Okroshka – Uma sopa saudável fria com vegetais, incluindo ingredientes como pepinos, cebolas, batatas, ovos e carne ou presunto com kvass (bebida levemente alcoólica de pão). Pode-se adicionar outros ingredientes, como nabos, cenouras, cebolas verdes, aipo finamente picado e salsa.
- Pirozhki – Pastéis que podem ter recheio de batatas, carne, repolho, ou queijo. Muitas vezes usam ovos para produzir a cor dourada. Também pode ser recheado com peixe.
- Shashlyk – São espetos de carne, os kebabs, outra influência árabe. Como todo o kebab, pode combinar carne e legumes.
- Kulebjaka – Torta recheada com peixe, geralmente salmão, ou vários tipos de carne, ou às vezes vegetais. Pode ser servida como aperitivo para um jantar ou como refeição.