A cocada é um dos doces mais populares do Brasil. Ela surgiu na Bahia, com a vinda dos escravos africanos para o país, que criaram um doce com a fruta mais abundante da região. A cocada tradicional é feita com apenas coco fresco, açúcar e água e super fácil de preparar em casa.
A chef e confeiteira Andreia Gazoli adora preparar doces típicos brasileiros. Ela contou que os pais dela são baianos. Quando chegou em São Paulo, a mãe vendia cocadas para gerar renda para a família.
Andreia explica que a cocada surgiu na Bahia. Segundo ela, os escravos tinham o hábito de se reunir para fazer festas durante a noite. Nessas reuniões, eles preparavam a cocada, juntando a fruta, que era abundante na região, com água e o açúcar (veja a entrevista no vídeo abaixo).
A chef e confeiteira ainda conta que a receita original ficou muito popular e, com o passar do tempo, foram surgindo outras formas de faze a cocada. Atualmente, há receitas com leite condensado, com outras frutas e amendoim. Algumas são mais firmes e outras cremosas.
Andreia mostrou como fazer a receita de cocada tradicional em casa. Ela recomenda que seja utilizado o coco fresco ralado. O preparo é todo feito na panela. Depois de pronto, é só modelar, esperar esfriar e servir (confira a receita abaixo ou no vídeo acima).
Confira a receita de cocada tradicional da chef Andreia Gazoli:
Ingredientes
- 500 gramas de coco ralado
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Misture bem até dissolver o açúcar
- Leve a panela ao fogo sem mexer. Quando começar a borbulhar, faça o teste com a colher para ver se a calda ja está em ponto de fio. Ao puxar com o garfo, dever formar um fio fino que acompanha o movimento do garfo
- Coloque o coco e vá mexendo ele irá soltar um pouco de líquido.
- Mexa a mistura até ficar bem sequinha
- Desligue o fogo e modele as cocadas
- Deixe esfriar por cerca de 1h30 e sirva
A receita rende cerca de 16 cocadas.