O deck modular de madeira tem uma presença muito marcante em decorações de ambientes externos como jardins, varandas, sacadas e áreas de piscina.
Esse material é capaz de trazer ao ambiente um visual muito aconchegante e sofisticado, dando um ar de rusticidade. Segundo a arquiteta Maria Fernanda, os decks de madeira valorizam o ambiente, além de trazer mais conforto térmico. “Além disso, o uso deste material se torna interessante por ser antiderrapante, diferente de outros tipos de piso como o porcelanato”.
No entanto, os decks com madeira fixa, que não permitem acesso fácil ao solo embaixo deles, podem causar uma série de contratempos em relação a limpeza e manutenção.
Por isso, o mais indicado é a instalação de um deck com madeira modular. “Ele é composto por peças menores, que fazem o encaixe umas nas outras por meio de um sistema de fixação, podendo ser desmontado facilmente quando necessário”.
Com o tempo, o acúmulo de sujeira nas frestas e por baixo das ripas acaba criando condições propícias para o surgimento de lodo, fungos e insetos.
“Hoje, existem regiões sofrendo com uma infestação de escorpiões, e o ambiente úmido e protegido da luz é ideal para a proliferação desta espécie, criando um risco enorme principalmente para as crianças e os idosos. Isso sem falar no aparecimento de formigas, aranhas e baratas nestes locais. Por isso, é tão importante ter acesso ao piso embaixo do deck para fazer uma limpeza adequada e realizar um controle de pragas eficaz”, ressalta a profissional.
Além da facilidade da limpeza, afirmou Maria Fernanda, mais uma vantagem do deck modular é a diversidade de aplicação.
“Ele pode ser usado tanto em espaços grandes quanto menores, em jardins, terraços, coberturas, áreas de piscina, em jardins verticais e painéis de televisão, por exemplo. Sem falar nas várias opções de tonalidade e no seu formato que permite criar desenhos únicos quando dispostos de maneira criativa”.
Outro ponto destacado pela arquiteta é a facilidade da instalação, pois os decks modulares possuem um sistema de encaixe, descartando o uso de cola, pregos e parafusos.
“Basta preparar o espaço onde o deck será colocado, fazendo o nivelamento do terreno, ou até mesmo aplicando por cima de um piso já pronto, isso evitará desperdício de material e poupará tempo de obra”, explica Maria Fernanda.
No entanto, vale lembrar da importância de buscar a ajuda de um arquiteto para evitar erros na aplicação do deck modular, que podem causar problemas futuros e resultados indesejados.
“Fazer um projeto é muito importante. Com ele, definimos a área correta a ser revestida, o tipo de material adequado, quantidade certa a ser comprada e definimos a disposição correta das peças, evitando futuros retrabalhos”.
Fonte DecorStyle