Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda: Descubra Como Garantir Restituição Rápida e Sem Erros!

em Economia
1 de abril de 2025
Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda: Descubra Como Garantir Restituição Rápida e Sem Erros!

Imposto de Renda 2025: Declaração Pré-Preenchida Disponível

A Receita Federal anunciou que, a partir de terça-feira (1), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará disponível para os contribuintes que possuem conta ouro ou prata no Gov.br. Essa iniciativa visa facilitar o processo de declaração e reduzir a necessidade de digitação manual, tornando o processo mais rápido e menos propenso a erros.

Quem Tem Direito à Declaração Pré-Preenchida?

A declaração pré-preenchida está disponível para os contribuintes que tenham conta ouro ou prata no Gov.br, o que representa cerca de 84% dos declarantes. Essa conta é necessária para acessar a declaração pré-preenchida, que conterá informações automaticamente preenchidas pela Receita Federal.

Como Funciona a Declaração Pré-Preenchida?

A declaração pré-preenchida muda o foco da coleta e preenchimento das informações pelas pessoas, que passam a fazer uma revisão dos dados que a Receita Federal insere automaticamente. Isso evita erros e agiliza a entrega do Imposto de Renda. As informações disponibilizadas automaticamente pelo Fisco incluem rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importados da declaração do ano anterior.

Novidades na Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda 2025

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 traz algumas novidades, como a disponibilização automática sobre contas bancárias no exterior do contribuinte, tanto tradicionais quanto de fintechs, enviadas à Receita Federal pelos países estrangeiros. Além disso, houve o término da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como o título de eleitor.

Como Usar a Declaração Pré-Preenchida?

Para usar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no Gov.br. É possível ter uma conta de nível Prata a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Gov.br. Para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

LEIA TAMBÉM  Evite Malha Fina: 5 Dicas Essenciais para Declarar BDRs no Imposto de Renda!

Prioridade na Fila de Pagamento

A declaração pré-preenchida também ajuda o declarante a avançar na fila da restituição. Os principais critérios continuam sendo os casos previstos em lei e a data de entrega da declaração, mas a opção pelo preenchimento via Gov.br e a opção por receber os valores via Pix são critérios secundários que podem ajudar quem precisa.

Segurança da Declaração Pré-Preenchida

Para garantir a segurança da declaração pré-preenchida e evitar problemas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ressalta a importância de nunca compartilhar a senha Gov.br com ninguém. A conta é individual e permite que cada pessoa faça uma série de ações, como abrir contas bancárias, pegar empréstimos e até transferir carros.

/ Published posts: 960

Jornal Gazeta News é um editorial online com notícias e informações diversas de todo o Brasil. CONTATO +55 (77) 99912-9146 gazetanewslem@gmail.com

Twitter
Instagram