Devido ao Forte Avanço da Comercialização, a Soja de 2019/20 já é “Safra Velha”

0
686

Segundo o analista da AgRural, Fernando Muraro, ao comentar as vendas do ciclo cuja colheita está em andamento, com o avanço forte da comercialização, a soja de 2019/20 já é “safra velha”.

Ele destacou também que muitos produtores conseguiram altas rentabilidades, após terem plantado a safra com o dólar a cerca de 3,78 reais — grande parte dos insumos agrícolas é dolarizado.

Porém, ele ponderou que uma parcela menor dos produtores vendeu soja com o dólar a cerca de 5 reais.

“Eles foram aproveitando, vendendo em fatias. Já entrou algo vendido com o dólar a 4 reais, depois 4,20, 4,5 e 5. Naturalmente…, é como se fosse uma pirâmide. Foi negociado um tantão a 4, 4,3, mas depois foi diminuindo. A 5 reais, teve bem menos.”

Ele destacou que, de qualquer forma, tem sido uma safra negociada com alta lucratividade, apesar da tragédia gerada pelo coronavírus no mundo.

Tal movimento tem permitido que produtores já avancem nas compras de insumos para a próxima safra, especialmente fertilizantes.

Muraro comentou também que, entre 50% e 70% do fertilizante demandado para a próxima safra brasileira já foi negociado, dependendo da região, ressaltando que há preocupação de que, quando o produtor estiver negociando a colheita no mercado físico, no ano que vem, o dólar esteja mais fraco, o que impactaria os resultados para aqueles que não conseguiram fixar cotações.

No câmbio atual, de qualquer forma, os valores dos negócios no porto que estão saindo para o início de 2021 já superam o mercado spot.

No disponível atual, a soja está sendo vendida a 94 reais por saca, enquanto foram reportados negócios a 95 reais para entrega em 2021.

De acordo com a consultoria Datagro, até o dia 6 de março, os negócios atingiram 57,8%, contra 47,3% no início de fevereiro e 44,2% em igual período da temporada anterior.

LEIA TAMBÉM  Os principais pilares de produção de soja no Brasil

A expectativa é que a produção do grão atinja 123,62 milhões de toneladas.

Na véspera, os produtores e exportadores do Brasil disseram que as exportações de soja e milho do Brasil em 2020 não devem ser afetadas pela pandemia de coronavírus.

Devido ao Forte Avanço da Comercialização, a Soja de 2019/20 já é “Safra Velha”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui