Dia C – Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia mobiliza comunidade para doação de sangue

0
66

Campanha Doar Faz Bem supera expectativa e atinge a marca de 520 bolsas de sangue coletadas.

Um saldo de 526 bolsas de sangue coletadas e 140 cadastros voluntários de medula óssea. Os números são da sexta edição da campanha Doar Faz Bem, promovida pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, em parceria com as cooperativas Cooperfarms, Cooproeste, Unibahia, CoopGNP e Cootransf. A ação que fez parte do Dia C, aconteceu entre os dias 18 a 22 de junho, no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) – uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social por meio de ações voluntárias. Este ano, o tema central do Dia C foi “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”, representando os valores fundamentais do cooperativismo em prol de um país mais solidário.

Para o presidente Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis, a proposta foi conscientizar e engajar as pessoas. “O Dia C é uma mostra de que atitudes simples movem o mundo, e marca a presença do Sicredi nos municípios. Entendemos que cooperar também é partilhar tempo, conhecimento e solidariedade”, enfatizou.

A ação promovida com o apoio institucional da Fundação Hemoba, prefeitura municipal e Clínica São Camilo tem efeito estratégico para fidelizar e aumentar o número de doadores, além de manter o estoque sanguíneo do Hemocentro Regional de Barreiras, o único no Oeste da Bahia, responsável pelo atendimento de 23 municípios.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, quando o índice ideal para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país é 3 a 5% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

LEIA TAMBÉM  Monitores da rede municipal participam de formação em primeiros socorros

Agência Immagine

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui