Dia de feira: aprenda como escolher os melhores alimentos para economizar

0
41
Agora que você já chegou no mercado ou na feira, é hora de escolher os alimentos de fato. Foto: Shutterstock

Escolher os alimentos na feira é um dos grandes medos de muita gente, principalmente quem está começando a fazer compras e cozinhar agora. Porém, não é nenhum bicho de sete cabeças depois que você aprende exatamente o que procurar, o que evitar e o que fazer nesses dias. Pensando nisso, o TudoGostoso montou um guia para ensinar como escolher os melhores alimentos na feira e não cair em cilada. Assim, você se prepara para o dia da feira com confiança e com certeza de que vai economizar!

 

Melhor dia para fazer a feira

Os supermercados nos proporcionam uma grande facilidade na hora de fazer as compras dos alimentos, já que eles têm vegetais todos os dias à disposição. Porém, todo supermercado tem o dia da feirinha, que é quando os alimentos chegam, estão mais frescos e com o melhor preço. Se programe para ir nesses dias. Alguns hortifrutis também oferecem o dia da feira.

Se no seu bairro tiver feira de rua, melhor ainda! Lá, você consegue negociar o preço dos produtos e, muitas vezes, falar diretamente com o produtor. Além disso, você ajuda os pequenos produtos locais e, de quebra, ainda leva para casa produtos com uma qualidade superior.

 

Textura e aparência

Agora que você já chegou no mercado ou na feira, é hora de escolher os alimentos de fato. Para isso, a primeira coisa que você deve prestar atenção é na aparência e na textura.

A maioria dos legumes não podem estar muito macios ou com machucados, e devem estar firmes. O mesmo vale para as frutas. Já as verduras precisam estar inteiras e brilhantes, sem buracos ou manchas.

Contudo, tenha em mente que pequenos ferimentos em alguns vegetais podem te ajudar a diminuir o preço e economizar. Só aconselhamos preparar esse produto no mesmo dia, porque ele tende a apodrecer mais rápido.

LEIA TAMBÉM  Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

 

Odor dos vegetais

O cheiro dos alimentos também é um bom indicativo do estado dele. A maioria dos vegetais ainda crus possuem pouco a nenhum odor, então se você sentir um cheiro muito forte e desagradável, descarte.

Algumas frutas como manga, por exemplo, exalam um odor bem doce. Se for o caso, escolha as mais cheirosas, elas tendem a estar mais maduras e docinhas!

 

Alimentos da época

Por último, mas não menos importante, é sempre focar em produtos sazonais. Cada alimento tem sua época do ano. Assim, você consegue consumir alimentos mais frescos e gostosos. Porém, lembre-se que alguns dos mais comuns tem durante o ano todo, como é o caso do alface, da cebola e do alho.

FONTE: Tudo Gostoso | Edição: Isabela Henriques

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui