A Diabetes Mellitus (DM) é um transtorno metabólico que pode ser causado por diversos fatores, alguns deles são: hereditariedade, obesidade, estilo de vida sedentário, tipo de alimentação e hipertensão arterial.
A Diabetes Mellitus pode ser classificada em tipo 1, tipo 2 e gestacional. A tipo 1 é aquela em que as células beta (responsáveis pela produção de insulina) são atacadas pelo sistema imunológico, logo pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. A diabetes mellitus tipo 2 acontece quando o corpo não consegue utilizar de forma adequada a insulina ou não produz insulina suficiente. E a diabetes gestacional ocorre durante a gravidez quando os níveis de glicose no sangue aumentam, naturalmente devido às mudanças no organismo, e o corpo não responde à altura com a produção de insulina adequada.
Insulina? Glicose? Hiperglicemia? Alguém traduz? Glicose é açúcar, tudo o que comemos é transformado em energia para o corpo. A insulina é um hormônio que controla a quantidade da glicose no sangue, o corpo precisa da insulina para utilizar a glicose como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não tem insulina suficiente e não utiliza a glicose adequadamente, o que faz com que os níveis de glicose fiquem altos no sangue e isso se chama hiperglicemia.
Como é feito o diagnóstico? Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera (teste de glicemia capilar), já é possível saber se há alguma alteração. Se houver alteração, serão realizados outros exames mais aprofundados.
E o tratamento? Como é feito?
Trarei essas e outras informações na matéria da semana que vem! Espero vocês! Até lá!
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes