O ponto de partida do início do nosso país e a capital considerada por muitos como a mais alegre e colorida entre as outras, tem um contexto histórico e cultural incorporado na moda local.
A africanidade por exemplo é um forte DNA presente nas ruas, na cabeça e no posicionamento de moda de muitos.
O verão aqui é com certeza realçado nas estampas dos looks, nos acessórios mais artesanais e na pele aparente que hora as vezes transita do ambiente típico do mar, para as ruas e eventos da cidade. Sinto aqui nas pessoas uma liberdade de composição e harmonização dos looks diferente dos outros lugares que passei, conheci e já morei.
O descombinado, porém arrumado e descontraído, é um estilo frequente nos lugares que passei. Looks em tecidos nobres como o linho e a seda também estão presentes nas composições que hora ficam mais elaborados com a troca de um tênis ou simples rasteiras por um bom e belo salto! Como tenho recentemente viajado pra Sampa, percebi bastante diferença de estilos nas roupas oferecidas por uma mesma loja de departamentos bem conhecida no Brasil e no mundo e que têm nas duas capitais. Ao comentar sobre isso com uma consultora ela disse que para o nordeste existe um mix de produtos e de itens produzidos de forma mais direcionada e exclusiva. Aqui, principalmente em Salvador, o clima também contribui bastante no perfil desse molde de consumo.
O algodão, as peças mais orgânicas e as tramas naturais tão frequentes nessa estação e que agora estão ainda mais em voga em todo o país, por aqui sempre estiveram bem presentes. Com o tema tropicalismo desse verão que está presente em várias grifes nacionais através da simbologia que o apresenta, ressalta e realça a ideia de um Brasil mais voltado a repensar sobre suas origens e seu aspecto de um povo positivo, alegre e descontraído que chama a atenção de europeus, americanos, gregos e troianos.
A maior riqueza do nosso Brasil com certeza está na diversidade. Como é rico e bonito ver uma coleção de sotaques e de estilos em um só lugar! A moda, o estilo e as pessoas com certeza enriquecem muito o seu olhar e posicionamento com isso. O lugar que moramos, a cultura local, nossas informações recebidas e nossas crenças com certeza estão presentes no direcionamento de elaboração do nosso perfil de estilo e no nosso consumo.
O aprendizado nesse contexto que o look errado está naquele que não te representa, naquele também que não te favorece e por último naquele que emite um código com um ruído na sua comunicação e na sua credibilidade. O estilo próprio nunca sai de moda e um belo sorriso no rosto também sempre foi um ótimo acessório! Bora viver esse verão incrível!