Olá pessoal! Hoje vamos abordar um pouquinho sobre a doação de sangue para entender sua dinâmica, necessidade, etapas…
No Brasil apenas 1,9% da população é doadora de sangue, quando o ideal é que fosse de 3 a 5% da população, segundo a OMS. Cada doação de sangue pode salvar até 4 pessoas.
A doação consiste em 5 etapas, são elas: o cadastro, a triagem clínica, o voto de autoexclusão, a doação propriamente dita e o famoso lanche pós-doação.
O cadastro consiste na coleta dos dados pessoais do doador. A triagem clínica é uma avaliação do estado geral de saúde do doador. O voto de autoexclusão é uma etapa na qual o doador assegura que sua doação é adequada ao uso transfusional. E a última etapa, a mais gostosa, é o lanche depois da doação. Todo esse processo dura cerca de uma hora.
O sangue doado é testado para 6 doenças: hepatites B e C, HIV, sífilis, HTLV e Chagas. Por essa razão a transfusão de sangue é 100% segura, bem como a doação!
Entretanto, para ser um doador, é necessário apresentar alguns requisitos, são eles: ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial com foto.
Há também os impedimentos temporários da doação, ou seja, momentos em que você não pode doar sangue. São eles: gravidez, resfriado ou gripe, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação, vacinação contra febre amarela ou sarampo (deve aguardar 4 semanas para doar), tratamento dentário cirúrgico, exames com endoscópio ou infecção pelo coronavírus.
Havia uma regrinha que não permitia a doação de sangue de homens que tinham relação com outros homens, ou que se autodeclaravam homossexuais, porém, depois de muito tempo, o STF (Superior Tribunal Federal) derrubou essa restrição. Esse acontecimento ocorreu dia 8 de maio de 2020. Espera-se que, com o fim dessa restrição antiquada, o número de doadores brasileiros aumente.
Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado e que tenha esclarecido um pouco mais sobre assunto! Alguém aí com vontade de doar uma bolsa de sangue e de quebra fazer um lanchinho? Até semana que vem!!!