A dor lombar tem incomodado? Saiba as possíveis causas

0
830

Você já se frustrou com os tratamentos e profissionais que tentaram tratar a sua dor? Se você já buscou diversas alternativas e nada pareceu resolver, de fato, o seu problema, saiba que isso acontece porque, na grande maioria das vezes, a causa da dor não está no local aonde dói, mas sim, associada a outros sistemas corporais.

As lombalgias crônicas, ou dor lombar, ou dor ciática, podem estar relacionadas a causas viscerais, por exemplo. Intestino, útero, ovário e os rins possuem relações anatômicas diretas e indiretas com a coluna lombar por meio de ligamentos, fáscia e, principalmente, inervação. Ademais, as fáscias são envoltórios de diversos sistemas do corpo e são responsáveis por darem passagem e carrearem as estruturas nervosas, as fáscias endopélvicas, abdominais e o mesentério, assim como as vísceras, também podem ser a fonte de dor lombar.

Ainda, as dores lombares podem ter relação com a mecânica da pelve, isso é, o sacro e os ossos da pelve precisam estar com adequada mobilidade articular para que não haja sobrecarga ou tensionamentos excessivos em estruturas ligamentares (dor em queimação que aparece em posturas mantidas), musculares (dor profunda e difusa que aparece durante o movimento), disco intervertebral (dor que piora em pé e melhora em decúbito), dentre outras.

Outra grande responsável por dores lombares é a cicatriz! Cicatrizes abdominais cirúrgicas (cesariana, plástica, colecistectomia, apendicectomia, por exemplo) são fontes de informação aferente ao Sistema Nervoso Central. Essa aferência adentra aos centros superiores por meio de nervos periféricos localizados na nossa coluna vertebral; as cicatrizes acima mencionadas localizam-se em metâmeros, em território de inervação, dos segmentos lombares, portanto, podem ser a causa de dor lombar.

Posto isso, essas causas devem ser investigadas e avaliadas! Se isso não aconteceu com você, é possível que ainda falte boas possibilidades de tratamento para a sua dor!

LEIA TAMBÉM  Jovens estão se automedicando com Viagra por medo de falhar: perigo à vista!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui