A modalidade de investimento denominada Construção a Preço de Custo funciona de maneira que o investidor assume o custo efetivo do projeto, mediante contribuições mensais durante a construção do empreendimento. O montante pago é equivalente ao valor da unidade imobiliária que será adquirida pelo investidor.
Construção por Administração, ou Construção a Preço de Custo?
A obra por administração é um modelo de investimento imobiliário em que os compradores adquirem uma fração do terreno proporcional à unidade do edifício que será construído. Com isso, eles se tornam proprietários do terreno e contratam uma construtora para realizar a obra. Um exemplo prático desse modelo é quando três amigos compram um terreno, dividem em três frações e contratam uma construtora para erguer um edifício. Essa modalidade oferece mais flexibilidade e transparência aos investidores, pois eles participam ativamente de todas as etapas do projeto e têm maior controle sobre os custos da obra. Além disso, a obra por administração pode gerar uma economia significativa para os compradores, uma vez que os custos são calculados de acordo com o valor real dos materiais e serviços utilizados na construção.
O que é um contrato de construção por administração?
No contrato de construção por administração, também chamado de obra a preço de custo, a construtora ou incorporadora é responsável apenas pela administração da obra, enquanto os proprietários do imóvel assumem as demais despesas relacionadas à construção, mediante o pagamento de uma prestação mensal definida em assembleia.
Como funciona
Na obra por administração, a construtora é responsável pela gestão completa do empreendimento.
O valor total da taxa de administração é definido no início da obra e é calculado com base no orçamento preliminar da construção, sendo que o percentual da taxa incide sobre o total gasto com mão de obra e materiais. A construtora apresenta ao cliente um cronograma e orçamento da obra, e é responsável pela compra de materiais e contratação da mão de obra. Durante todo o processo de construção, a construtora fornece relatórios financeiros para o cliente.
Quais as vantagens da obra por administração?
- Gestão mais eficiente da obra, menor custo ao proprietário e obra com maior qualidade;
- O comprador paga o preço de custo real da obra, garantindo o menor custo possível para a construção;
- O cliente tem conhecimento do custo de cada item utilizado;
- A segurança de que somente o que foi executado será pago;
- Menos trabalho para o cliente;
- Redução de tributos, já que os impostos sobre materiais, instalações e mão de obra são repassados ao dono da obra e não para o construtor, eliminando o custo de um intermediário;
- O PIS e o Cofins são recolhidos apenas uma vez, ao contrário da empreitada, onde esse recolhimento ocorre duas vezes;
- As condições de pagamento e o ritmo da obra variam conforme o interesse do grupo e as circunstâncias do mercado.
Mesmo com todos esses benefícios, é importante escolher uma empresa séria, competente e com credibilidade no mercado para realizar a obra por administração.
Confira o vídeo da semana.