O pesquisador Sebastião Pedro da Silva Neto é o novo chefe-geral da Embrapa Cerrados. A nomeação foi publicada no boletim de comunicações administrativas da empresa nesta quinta-feira (5). O nome de Sebastião Pedro foi escolhido pela Diretoria-Executiva da Embrapa após processo público de seleção. Ele cumprirá um mandato de dois anos, com possibilidade de renovação por duas vezes. Também foram nomeados os chefes-adjuntos: Lineu Neiva Rodrigues (Pesquisa e Desenvolvimento); Fábio Gelape Faleiro (Transferência de Tecnologia); e Nilton Luiz da Silva (Administração).
Sebastião Pedro substitui Claudio Karia, que ocupava o cargo interinamente desde 2016. “Gostaria de passar neste momento uma mensagem de otimismo para o corpo técnico da Embrapa Cerrados, que é um dos mais qualificados da empresa: teremos grandes desafios pela frente. Precisamos, no entanto, fazer entregas estratégicas que favoreçam a inovação e o desenvolvimento sustentável do Cerrado e do Brasil”, afirmou o novo chefe-geral.
Sebastião Pedro é graduado em Agronomia (1988) e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). PhD em Biotecnologia Agrícola (2001) pela Tokyo University of Agriculture, Japão, também possui MBA em Gestão Empresarial (2003) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ingressou como pesquisador na Embrapa Cerrados em 2008 e, desde 2010, coordena o programa de melhoramento genético de soja da Embrapa para o Cerrado. De 2015 a 2019, exerceu o cargo de chefe-adjunto de TT da Embrapa Cerrados e, de fevereiro a outubro de 2019, o de chefe da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN).
Ascom Embrapa